Pilotos desviam avião após escorregador de emergência sair voando durante a decolagem

Um Boeing 767 da Delta Air Lines, com 176 passageiros a bordo, foi forçado a fazer um desvio de volta para o Aeroporto de Nova York na manhã de sexta-feira (26) depois que um escorregador de emergência se soltou da aeronave logo após a decolagem.

O voo DL-520 da Delta partiu de Nova York por volta das 8h da manhã para um voo programado de costa a costa para Los Angeles, mas enquanto a aeronave ainda estava em sua subida inicial, os pilotos receberam um aviso sobre o escorregador de emergência na asa direita.

Junto com o aviso no cockpit, havia também o que um porta-voz da Delta descreveu como um som “não rotineiro” vindo perto da asa, o que foi suficiente para que os pilotos declarassem emergência e retornassem imediatamente a Nova York. Ao pousar, fotos do dano mostraram que o escorregador de emergência aparentemente se soltou da aeronave durante a decolagem.

A aeronave foi retirada de serviço enquanto os engenheiros avaliam exatamente o que aconteceu, enquanto os passageiros do voo 520 finalmente seguiram para Los Angeles depois que a Delta conseguiu providenciar uma aeronave substituta.

Em comunicado, a Delta disse: “Nada é mais importante do que a segurança de nossos clientes e colaboradores, e as tripulações de voo da Delta seguiram treinamentos extensivos e procedimentos para retornar ao JFK. Agradecemos sua profissionalidade e a paciência de nossos clientes pelo atraso em suas viagens”, continuou o comunicado.

A Administração Federal de Aviação (FAA) disse que abrirá uma investigação sobre o incidente de sexta-feira.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias