Caça Hawker Hunter de força aérea privada cai na costa dos EUA

O caça envolvido na sua antiga pintura | Foto: DepositPhotos

Um antigo caça Hawker Hunter se acidentou na última noite e caiu na costa da Califórnia durante um treinamento militar com forças americanas.

A aeronave de matrícula N345AX é um Hawker Hunter F.58A, de fabricação britânica, sendo um dos primeiros caças a jato da história a atingir altas velocidades e quebrar recordes mundiais. Este exemplar em específico era conhecido dos shows aéreos quando tinha a matrícula G-PSST e era conhecido como Miss Demeanour, com uma distintiva pintura colorida em degradê por toda a superfície da aeronave.

Este avião acabou sendo comprado pela ATAC – Airborne Tactical Advantage Company, que é uma força aérea privada que presta serviços para forças militares, servindo como avião inimigo em treinamentos de combate aéreo.

A ATAC é parte do Grupo Textron, que é controlador das fabricantes aeronáuticas Bell, Cessna e Beechcraft. Além do Hawker Hunter, a ATAC conta com uma frota de caças franceses Dassault Mirage F1 e seu derivado israelense IAI Kfir, além do jato de treinamento avançado Aero L-39 Albatros, de origem checa.

No acidente da noite desta segunda-feira, 22 de setembro, o piloto foi resgatado com vida por um helicóptero Sikorsky MH-60 Sea Hawk da Marinha dos EUA. Ainda não está claro se o piloto se ejetou ou fez uma amerissagem, que é um pouso na água.

Em 2015, outro Hunter da ATAC se acidentou em circunstâncias similares, com o piloto também se salvando.

Mateus Santana
Mateus Santana
Fascinado por aviões desde pequeno é piloto comercial de aeronaves na América do Norte

Veja outras histórias

Grupo criminoso de tráfico para a Alemanha pelo Aeroporto de Guarulhos...

0
A investigação teve início após informações de que pessoas estariam adquirindo produtos de uma empresa brasileira de cosméticos e utilizando-os para