Caça indiano Tejas Mk1A, de produção em série, realizou seu primeiro voo de teste

O caça indiano Tejas Mk1A, desenvolvido especialmente para a produção de série, realizou seu primeiro voo de teste sob coordenação da fabricante de aeronaves Hindustan Aeronautics Limited (HAL), situada em Bangalore (Karnataka). A novidade foi divulgada pelo jornal The Times of India.

Após a conclusão dos testes, o caça receberá equipamentos de última geração, incluindo sistemas de alerta de radar digital, radar a bordo mais recente e unidades externas de sistemas de alerta de ataque de mísseis. Além disso, o avião será munido de mísseis ar-ar avançados.

Está previsto que a HAL irá disponibilizar 83 caças Tejas Mk1A à Força Aérea Indiana. A expectativa é que os caças comecem a ser incorporados ao serviço ainda este ano. A Força Aérea tem planos de assinar outro contrato referente ao fornecimento de mais 97 aeronaves desse modelo.

O Tejas Mk1A é uma versão modificada do caça Tejas Mk1, atualmente em operação pela Força Aérea. Está prevista para 2025 a produção de uma nova versão da aeronave, batizada de Tejas Mk2, que contará com um motor turbojato GE-414, de origem americana.

Os motores serão produzidos na Índia, em uma parceria entre a HAL e a empresa americana General Electric. A previsão é que sejam produzidos, no total, 200 caças desse novo modelo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias