Caça MiG-29 da Ucrânia decola no meio de bombardeio a uma base aérea

ATUALIZAÇÃO: Apesar de pessoas ligadas às forças armadas ucranianas terem dito que o vídeo foi gravado recentemente, não há evidência de data ou de onde foi gravado.

Um dos maiores símbolos de resistência da Ucrânia, o caça MiG-29, que inclusive alimentou o mito do ‘Fantasma de Kiev’, está ainda poderia estar em combate na guerra.

Desde o início da invasão russa na Ucrânia, tem se falado que a Rússia destruiu por completo todos os aviões de combate ucranianos, mas tal informação tem sido contestada. Um vídeo impressionante, que emergiu recentemente, mostra que a força aérea ucraniana ainda parece ter jatos em condição de voo.

Nas imagens, um caça Mikoyan-Gurevich MiG-29, conhecido como “Fulcrum” na OTAN, decola enquanto o aeródromo é bombardeado, sendo inclusive possível ver fumaça preta ao fundo e uma explosão instantes após o avião sair do chão, mantendo ainda um voo próximo do solo.

O vídeo está sendo apresentado pelos ucranianos como uma primeira evidência sobre a existência de aviões de sua força aérea ainda em combate, mas não foi possível confirmar tal afirmação.

MiG-29 43 blue

O mito do “Fantasma de Kiev” nasceu logo nos primeiros dias da guerra, e dava conta de que um piloto ucraniano havia defendido os céus ucranianos do ataque russo, causando baixas em várias aeronaves do agressor. Rapidamente, tal situação foi rapidamente convertida em uma lenda de guerra, diante da falta de evidências que pudessem comprovar.

O apelido teria surgido em referência a um vídeo do simulador de combate aéreo DCS, principal jogo de aviões militares da atualidade. No vídeo do game, chamado de Ghost, a história é praticamente igual à da lenda de guerra, e o ‘fantasma’ também pilota um MiG-29 de maneira ‘sobrenatural’.

No entanto, as imagens de agora são reais e a pintura do avião é coincidente com a usada pela Ucrânia, além do fato da Rússia não ter usado caças MiG na operação militar até o momento. Veja o vídeo abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias