Início Aviação Militar

Caças britânicos encontram “Avião do Juízo Final” da Rússia em voo sobre a Europa

Imagem: RAF

A Força Aérea Real Britânica (RAF) revelou detalhes sobre uma operação para interceptar aeronaves russas que estavam viajando em direção a Kaliningrado, o enclave russo no meio da Europa.

Dois jatos Eurofighter Typhoon saíram da sua base na Estônia no dia 4 de julho de 2023, quando foi identificado um Tupolev Tu-214 da Força Aérea Russa. De acordo com o governo britânico, o Tu-214 – conhecido como o “avião do Juízo Final” de Putin – estava acompanhado por dois caças Sukhoi Su-30M Flanker H.

Fotos dos aviões russos foram tiradas pelos pilotos da RAF e divulgadas nas mídias sociais. De acordo com a investigação, o Tupolev Tu-214 faz parte do Esquadrão de Voo Especial Russo e é, muitas vezes, tratado como sendo o posto de comando aerotransportado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso uma guerra nuclear ocorresse.

A aeronave russa, no entanto, optou por transitar pelo espaço aéreo internacional, sem entrar no território dos países da OTAN, como a Lituânia, e viajar por meio do Mar Báltico. A missão de policiamento aéreo do Báltico da OTAN também enviou jatos para o local como resposta ao avião de Putin.

O Ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, afirmou que as interceptações refletem a importância da defesa coletiva e da dissuasão da OTAN, e que os Estados membros e aliados podem ter certeza de que o compromisso britânico de fortalecer a segurança europeia por meio dos valores compartilhados continuará.

Acaloradas tensões geopolíticas entre nações entram em cena com a operação da RAF para interceptar o avião de Putin. Estas interceptações se tornam um lembrete que a segurança das rotas aéreas precisam ser prezadas.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile