Caças da Hungria são acionados após objeto vindo da Ucrânia violar espaço aéreo da OTAN

Gripen húngaro – Foto de Aldo Bidini, GFDL 1.2, via Wikimedia

Caças húngaros foram acionados duas vezes na sexta-feira (11), após o levantamento de um alerta de violação do seu espaço aéreo por um objeto até o momento não identificado. Segundo relatou a Bloomberg, o incidente foi reportado na fronteiro húngaro-ucraniana.

O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, confirmou o incidente. Os pilotos, por sua vez, não encontraram nada depois de realizar uma varredura pela área nordeste do país, próximo do local onde os radares identificaram o objeto não identificado.

A Hungria está trabalhando com seus aliados da OTAN e vizinhos Romênia e Croácia para investigar o incidente, disse Szijjarto.

Desde antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, as forças da OTAN têm estado de prontidão, já que os planos do presidente russo Vladimir Putin são uma incógnita. Nos últimos dias, as plataformas de rastreamento de voos têm registrado intenso movimento aéreo nas áreas de fronteira dos países europeus com a Ucrânia, com aviões de monitoramento, transporte e até caças fazendo exercícios.

Na quinta-feira (10), uma aeronave não-tripulada de fabricação russa Tupolev TU-141, caiu em Zagreb, na Croácia. Sabe-se que a ela veio da Ucrânia, mas não há informações sobre quem e porque a lançou, relata a BBC. A aeronave teria sobrevoado a Romênia e a Hungria sem ser detectada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageiro com comportamento suspeito na área de embarque no Aeroporto de...

0
Durante os trabalhos rotineiros, a equipe identificou um passageiro com comportamento suspeito na área de embarque. Realizadas as diligências