Caças portugueses decolam para interceptar avião russo não identificado no radar

No dia 2 de abril, uma dupla de caças F-16M da Força Aérea Portuguesa (FAP) foi ativada para a primeira ação real da missão Baltic Air Policing 2023. O alerta surgiu durante a tarde pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas de Uedem, da OTAN, depois de detectar uma aeronave não identificada a sobrevoar águas internacionais em aproximação ao Espaço Aéreo OTAN.

Os F-16M decolaram da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, e verificaram tratar-se de uma aeronave de transporte da Federação Russa, que acabou por ser acompanhada pelos militares portugueses.

Concluída com sucesso a primeira missão real, o Comandante do destacamento português destacou o “extraordinário empenhamento, competência e profissionalismo do contingente nacional”.

Desde 1 de abril, mais de 80 militares e quatro F-16M da Força Aérea estão destacados na Lituânia para liderar a missão Baltic Air Policing 2023, que tem como objetivo policiar os céus dos Países Bálticos, nomeadamente Estônia, Letônia e Lituânia. A missão, ao serviço da OTAN, tem duração de quatro meses.

Informações da FAP

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias