Finnair anuncia que vai vender passagens de ônibus no lugar de voos em duas de suas rotas

ATR 72-500 – Imagem: ATR Aircraft

A companhia finlandesa Finnair anuncia que deixará de voar duas de suas rotas domésticas mais curtas e que estes serviços aéreos entre seu hub de Helsinque e as cidades de Turku e Tampere serão substituídos por uma conexão de ônibus a partir de 1º de maio de 2023.

A empresa lembra que já substituiu parte de seus voos dessas rotas por conexões de ônibus para reduzir a pegada de CO2. As opções rodoviárias e ferroviárias são uma alternativa mais ambientalmente sustentável para conectar essas cidades a Helsinque, segundo a Finnair.

Para Perttu Jolma, vice-presidente de malha da companhia aérea, os voos para Tampere e Turku são muito curtos, e o número relativamente baixo de passageiros – cerca de 35 por cento de taxa de ocupação – nessas rotas faz com que tenham uma emissão de CO2 mais alta por passageiro do que muitas outras rotas curtas da malha.

“Entendemos que esta decisão desaponta os clientes que utilizaram os voos e lamentamos o transtorno que isso lhes causa. Devemos, no entanto, levar em consideração considerações econômicas e ambientais”, diz Jolma.

O tempo de voo programado para Turku e Tampere é de 35 minutos, mas o tempo real de voo é de cerca de 25 minutos.

A maioria dos clientes que chega ao aeroporto de Helsinque para voos da Finnair da região de Tampere, por exemplo, já usam ônibus, trem ou carro. Isso já acontecia antes da pandemia de covid-19: 70% dos membros do Finnair Plus com endereço residencial em Tampere iniciaram seus voos no aeroporto de Helsinque e não em Tampere, apesar dos vários voos diários disponíveis.

Durante o verão de 2023, a Finnair operará quatro serviços de ônibus por dia entre Turku e o aeroporto de Helsinque e quatro serviços de ônibus por dia entre Tampere e o aeroporto de Helsinque. A partir de 8 de maio, essas rotas começam nas estações centrais de ônibus de Turku e Tampere.

As conexões de ônibus podem ser adquiridas junto com o voo de conexão. Com a ligação rodoviária incluída na reserva, a Finnair também garante as ligações em caso de atrasos nos horários dos ônibus ou voos.

Além disso, os clientes que chegam de ônibus ao Aeroporto de Helsinque podem usar os serviços prioritários de check-in, despacho de bagagem e inspeção de segurança. Os ônibus funcionam com biodiesel e têm conectividade com a Internet e possibilidades de carregamento por USB.

A Finnair comunicará o fim dos voos diretamente aos clientes que tenham reservas para as rotas de Turku e Tampere a partir do início de maio. Os clientes podem então escolher uma conexão de ônibus organizada pela Finnair ou cancelar o voo e solicitar o reembolso do bilhete.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias