Caças Viper portugueses interceptam dois distintos aviões Ilyushin da Rússia

Divulgação – FAP

Ontem, 15 de abril, os F-16M portugueses foram ativados para realizar o primeiro Alpha Scramble em céus bálticos, no âmbito da missão enhanced Air Policing 2024.

O alerta foi dado ao início da tarde pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas de Uedem, quando duas aeronaves não identificadas se encontravam a sobrevoar águas internacionais em aproximação ao Espaço Aéreo da OTAN sem plano de voo.

Logo após a ativação, um par de caças de Lockheed Martin F-16M Viper decolaram da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia. Depois da interceção e identificação das aeronaves, ambas da Federação Russa, estas foram acompanhadas pelos caças lusos até à fronteira dos estados bálticos.

F-16M e IL-20 | Divulgação – FAP

O primeiro avião interceptado foi um Ilyushin Il-76 cargueiro da Força Aérea da Rússia, e o outro foi um Il-20M Coot-A, a versão de reconhecimento e inteligência do quadrimotor turboélice de passageiros Ilyushin Il-18.

A missão foi concluída com sucesso demonstrando assim o elevado estado de prontidão e proficiência do destacamento português, que conta com quatro caças F-16M e um contingente de até 95 militares da Força Aérea Portuguesa.

Pela Comunicação Social da FAP

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias