Canadá confirma escolha e se torna o quinto da OTAN a ter Boeing 737 como arma de caça submarina

O Governo do Canadá assinou um contrato para compra de até 16 aeronaves Boeing P-8A Poseidon, como parte do projeto de Aeronave Multimissão Canadense (CMMA).

Divulgação – Boeing

O Canadá se junta a oito parceiros de defesa, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, e se torna a quinta nação da OTAN a escolher o P-8 como sua aeronave multimissão. A primeira entrega está prevista para 2026.

“O P-8 reforçará a capacidade e prontidão de defesa do Canadá, e estamos ansiosos para fornecer essa capacidade à Real Força Aérea Canadense (RCAF)”, disse Heidi Grant, presidente de Desenvolvimento de Negócios da Boeing Defense, Space & Security. “Junto com nossos parceiros canadenses, entregaremos um robusto pacote de benefícios industriais e tecnológicos que garantirá prosperidade contínua para a indústria aeroespacial e de defesa do Canadá.”

O P-8 é a única solução comprovada, em serviço e em produção que atende a todos os requisitos do CMMA, incluindo alcance, velocidade, resistência e capacidade de carga útil. Essa decisão beneficiará centenas de empresas canadenses e trará décadas de prosperidade para o Canadá por meio da sustentação da plataforma entregue por nossos parceiros da indústria canadense.

A aquisição do P-8 gerará benefícios de quase 3.000 empregos e US$ 358 milhões anualmente em produção econômica para o Canadá, de acordo com um estudo independente de 2023 realizado pela Doyletech Corporation, com sede em Ottawa.

O jato P-8 Poseidon é baseado no avião de passageiros Boeing 737-800 mas utiliza algumas modificações feitas no 737-900ER. O porão de bagagens deu lugar para compartimento para lançamento de sonobóias, minas, torpedos e mísseis, que também podem ser colocados nas asas.

“Este é um dia muito importante para a Real Força Aérea Canadense e para a Boeing”, disse Charles “Duff” Sullivan, diretor administrativo da Boeing Canada. “O P-8 oferece capacidades incomparáveis e é a solução mais acessível em termos de custos de aquisição e sustentação ao longo do ciclo de vida. Não há dúvida de que o P-8 protegerá os oceanos e as fronteiras do Canadá para as gerações futuras.”

A equipe Poseidon é a base da parceria industrial da Boeing com o Canadá para o P-8, composta por CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defence, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero. A equipe se baseia nos 81 fornecedores canadenses existentes para a plataforma P-8 e nos mais de 550 fornecedores da Boeing em todas as províncias, contribuindo para os cerca de 4 bilhões de dólares canadenses em benefícios econômicos anuais da empresa para o Canadá, apoiando mais de 14.000 empregos canadenses.

Com mais de 160 aeronaves entregues ou em serviço e 560.000 horas de voo coletivas, o P-8 demonstrou capacidades em guerra antissubmarina, guerra antissuperfície, inteligência, vigilância, reconhecimento e resposta a assistência humanitária/desastres.

Pela Assessoria de Imprensa da Boeing

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias