Caos em aeroporto após manifestantes tomarem a pista em meio às instabilidades no Peru

Foto: Policia Nacional

Centenas de manifestantes ocuparam, na manhã desta segunda-feira (12), as instalações do Aeroporto Internacional Alfredo Rodríguez Ballón, em Arequipa. Como resultado, os voos de e para a cidade foram suspensos, informou a Aeropuertos Andinos del Perú.

Por meio de nota, a administradora afirmou que os manifestantes entraram pela cerca perimetral, destruindo a infraestrutura de segurança e ateando fogo na cabine de controle, situação que colocou em risco a segurança de passageiros, equipamentos e operações aéreas.

“Procedemos à evacuação de todas as pessoas que se encontram no nosso terminal aéreo e comunicamos o fechamento do aeroporto para garantir a segurança operacional”, dizia um comunicado.

Os protestos são resultado do afastamento do ex-presidente Pedro Castillo, após uma tentativa de autogolpe na semana passada, quando ele buscou dissolver o congresso peruano, em sua maioria opositor ao seu governo. Sua tentativa foi frustrada e ele acabou destituído e preso.

ATUALIZAÇÃO: No começo da tarde de segunda, um contingente da Polícia Nacional retomou o controle do aeroporto. Foi informado pelo ministro do Interior, César Cervera, que 80 policiais reforçaram as tropas que fornecem segurança no terminal aéreo de Arequipa para recuperar o controle da área central e adjacente do aeroporto. As operações ainda devem levar horas para serem retomadas, pois demandará uma limpeza e vistoria completa da pista.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias