Início Variedades

Casal evacua avião da Latam após acidente e tira selfie ainda encharcado de espuma

O advogado Enrique Varsi-Rospigliosi foi rápido em publicar nas redes sociais a notícia de que tinha “nascido de novo”. Cerca de duas horas após evacuar o avião Airbus A320neo da Latam, que colidiu contra um caminhão dos bombeiros enquanto decolava de Lima (Peru) na tarde de sexta-feira (18), o peruano publicava em seu Twitter uma foto em que aparece coberto de espuma ao lado de uma mulher, com a aeronave ao fundo, dizendo: “Quando a vida te dá uma segunda chance”.

De fato, sua breve declaração faz sentido. As cenas do acidente rodaram o mundo e são chocantes, mas o mais impressionante (e positivo) foi saber que todos os ocupantes da aeronave, que pegou fogo enquanto estava cheia de combustível, sobreviveram. Lamentavelmente, dois ocupantes do caminhão de bombeiros, que invadiu a área de pista de forma imprudente, morreram com a violenta colisão.

Outro ponto importante é que, nesse acidente em particular, chamou a atenção a quantidade de gravações e fotos disponíveis, que permite ver com clareza como tudo se desenvolveu. As imagens foram feitas através das mais variadas mãos, incluindo as dos trabalhadores do aeroporto, viajantes no terminal e dos passageiros do próprio voo. Sem esquecer, é claro, das câmeras de segurança e vigilância do aeroporto.

De toda forma, tudo isso combinado, incluindo a própria selfie de Varsi-Rospigliosi (por mais estranha que possa parecer), vai ajudar muito nas investigações do acidente, principalmente para entender o que levou o motorista do caminhão a aproximar-se tão perigosamente da pista enquanto o avião decolava.

Relembre

Uma aeronave Airbus A320neo operada pela companhia aérea sul-americana LATAM Peru colidiu com um caminhão de bombeiros enquanto acelerava pela pista para decolagem, depois que o veículo cruzou seu, matando duas pessoas no caminhão e fazendo com que o avião pegasse fogo na pista.

Depois de atingir a lateral do veículo, que participava de um treinamento, a aeronave tombou de lado. Em uma série de vídeos feitos por testemunhas oculares, ela é vista deslizando pela pista com um grave incêndio no motor do lado direito.

Alguns vídeos mostraram passageiros sendo evacuados por uma rampa de emergência na porta dianteira esquerda. Outros passageiros também conseguiram escapar pela porta traseira direita, embora o escorregador não parecesse ter aberto. O slide na porta dianteira direita também parece ter falhado parcialmente.

Notavelmente, a companhia aérea disse que todos os passageiros e tripulantes conseguiram escapar da aeronave. O Aeroporto Internacional Jorge Chávez suspendeu todas as operações por mais de 24 horas e, na tarde de sábado, a aeronave ainda estava sendo removida da única pista do aeroporto. Até agora, mais de 400 voos foram cancelados.

Toda a história e os vídeos podem ser verificados na matéria abaixo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile