Cathay Pacific se torna a mais recente aérea a encomendar a nova aeronave Airbus A350F

A Cathay, de Hong Kong, se tornou a mais recente companhia aérea a encomendar a nova aeronave A350F, após a assinatura de um acordo de compra de seis aeronaves. A A350F se juntará à divisão de carga da companhia, a Cathay Cargo, e se tornará um elemento central em sua frota futura, trazendo novos níveis de eficiência em sua extensa rede.

Atualmente em desenvolvimento, a A350F pode transportar uma carga útil de até 111 toneladas e voar até 4.700 milhas náuticas / 8.700 quilômetros a um custo significativamente menor do que qualquer outro cargueiro disponível hoje. Isso permitirá que ela atenda todos os mercados de carga pesada, incluindo a maior rota de frete do mundo entre Hong Kong e Anchorage.

O CEO do Grupo Cathay, Ronald Lam, disse: “À medida que avançamos para 2024, nossa jornada de reconstrução está ganhando força. Essa ordem marca mais um componente importante em nosso investimento para o futuro. Reflete a confiança da Cathay no hub de Hong Kong, à medida que olhamos para as oportunidades fornecidas pelo Sistema de Três Pistas.”

“Esses cargueiros de nova geração altamente eficientes em termos de consumo de combustível fornecerão uma importante capacidade adicional de carga, expandirão nossa rede global e contribuirão para nossos objetivos de liderança em sustentabilidade”, disse.

Christian Scherer, diretor comercial da Airbus e chefe de negócios internacionais, disse: “Há um novo padrão no espaço de carga e estamos satisfeitos que uma operadora global de carga aérea tão perspicaz quanto a Cathay tenha se juntado ao crescente número de participantes do setor de carga aérea que estão escolhendo o A350F como referência”.

“A aeronave se encaixará perfeitamente na frota existente de passageiros A350 da Cathay, ao mesmo tempo em que reduzirá os custos operacionais para um nível nunca antes visto em mercados de carga cada vez mais competitivos. Ao mesmo tempo, ela trará uma redução muito significativa nas emissões de carbono, contribuindo imediatamente para os objetivos de sustentabilidade”, avançou.

Impulsionada pelos motores Rolls-Royce Trent-XWB97 de última geração, a aeronave trará uma redução no consumo de combustível e nas emissões de carbono de até 40% em comparação com o antigo 747F.

Mais de 70% da estrutura da aeronave é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 46 toneladas mais leve do que o derivado concorrente. A A350F também é a única aeronave de carga que atenderá totalmente aos padrões aprimorados de emissões de CO₂ da ICAO, que entrarão em vigor em 2027.

Como parte da família de aeronaves de fuselagem larga mais moderna do mundo, o A350F também oferece um alto nível de compartilhamento com as aeronaves de passageiros A350, trazendo benefícios adicionais para as companhias aéreas que já operam modelos da família.

A Cathay já é uma das maiores operadoras do A350, com uma frota atual de 47 aeronaves de passageiros. Essas incluem tanto o A350-900 quanto o A350-1000, que são operados principalmente na rede de rotas de longo alcance da companhia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias