CEO da Boeing suspende férias para fazer “reunião de segurança” com todos os empregados

737 da Alaska

A Boeing está tomando medidas internas imediatamente após o acidente com o 737 MAX 9 da Alaska Airlines e o CEO fará uma reunião geral. Esta reunião será feita durante o período que o CEO, David Calhoun, estaria ainda de recesso de final de ano, que é dado à alta diretoria da empresa.

Segundo reporta o premiado jornalista aeronáutico Dominic Gates, do Seattle Times, um e-mail foi enviado neste domingo para todos os empregados da Boeing, em todas unidades, para um webcast (reunião virtual) na próxima terça-feira, dia 9 de janeiro de 2024.

O e-mail enviado por Calhoun cita, já no início, o duro trabalho que a Boeing está fazendo junto da FAA e NTSB, respectivamente a agência que fiscaliza a aviação dos EUA e a que investiga acidentes aéreos, para entender o que aconteceu no 737 MAX 9 da Alaska durante o voo 1282.

Neste voo, uma parte da fuselagem saiu voando enquanto o avião subia para o nível de cruzeiro. Por ser um acidente com um 737 MAX, imediatamente a opinião pública, imprensa e governos voltaram os olhos para a Boeing, dado o histórico negativo da aeronave com os dois acidentes que vitimaram mais de 300 pessoas em 2018 e 2019.

Segundo o CEO, a reunião será feita diretamente de Renton, cidade vizinha à Seattle e onde fica exatamente a linha de montagem do 737 desde a primeira unidade fabricada em 1966.

Ele cita que todos os funcionários da Boeing “têm trabalhado incansavelmente na resposta de nossa empresa nos últimos dois dias. Vamos passar um tempo juntos na terça-feira discutindo a resposta de nossa empresa a esse acidente, reforçando nosso foco e compromisso com segurança, qualidade, integridade e transparência.

Calhoun também fala sobre a necessidade constante de continuar focado na segurança apesar dos avanços neste setor feito pela Boeing nos últimos tempos, principalmente após os problemas com o 737 MAX 8 e o 787 Dreamliner. Vale destacar que o CEO também fala de controle de qualidade, que pode ser uma pista sobre o que aconteceu no acidente da Alaska.

Rumores circulam entre funcionários da Boeing que o problema em si foi causado por erros da produção da janela pela Spirit AeroSystems, que fabrica as fuselagens do 737 já a várias décadas, e tem causado dor de cabeça não apenas para a Boeing, mas também para a Airbus que é uma de suas clientes.

Isto também explicaria o fato de ser uma aeronave tão nova ter sido afetada e outras empresas aéreas, incluindo a United, não terem passado pelo problema mesmo tendo uma frota maior. Seria um problema “de lote” e localizado. Dominic Gates também destacou esta informação e que nos voos anteriores deste avião havia ocorrido relatos de perda de pressurização.

O fato da Alaska Airlines ser vizinha e parceira de longa data da Boeing, sendo inclusive a cliente hoje mais próxima da fabricante (tanto fisicamente como culturamente), pode pesar para esta reunião ser convocada.

Outros detalhes da reunião não foram divulgados, e você pode conferir abaixo a versão do e-mail traduzida para o português, e logo após a versão original:

À medida que trabalhamos diligentemente com nossos reguladores e apoiamos nossos clientes após o acidente em voo da Alaska Airlines, voo 1282, realizarei uma transmissão ao vivo em toda a empresa focada na segurança na terça-feira, 9 de janeiro, direto de Renton, com a participação de vários membros de nossa equipe de liderança executiva. Quando se trata da segurança de nossos produtos e serviços, cada decisão e cada ação são importantes. E quando ocorrem acidentes graves como esse, é crucial trabalharmos de maneira transparente com nossos clientes e reguladores para compreender e abordar as causas do evento, garantindo que não se repitam. Este deve ser o foco de nossa equipe neste momento. Sou profundamente grato aos nossos colegas que têm trabalhado incansavelmente na resposta de nossa empresa nos últimos dois dias. Vamos passar um tempo juntos na terça-feira discutindo a resposta de nossa empresa a esse acidente, reforçando nosso foco e compromisso com segurança, qualidade, integridade e transparência. Embora tenhamos progredido no fortalecimento de nossos sistemas e processos de gerenciamento de segurança e controle de qualidade nos últimos anos, situações como esta nos lembram que devemos continuar focados em melhorar a cada dia. Mais detalhes sobre a transmissão ao vivo serão compartilhados com todos os funcionários na segunda-feira via e-mail e BNN. Obrigado, Dave.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias