Chega à fase final a conversão do Boeing 777-300ER e primeiro voo está marcado para novembro

Fotomontagem: IAI

Desde o ano passado, a equipe da Israel Aerospace Industries (IAI) trabalha no complexo trabalho de modificação da estrutura do primeiro Boeing 777-300ER de passageiro para cargueiro da história. No entanto, agora o processo está quase concluído e o voo inaugural da aeronave pós-conversão é esperado para novembro, em data ainda a ser divulgada.

O programa de conversão do modelo, que foi batizado de Boeing 777-300ERSF e apelidado de “Big Twin”, em alusão ao fato de ser o maior jato bimotor cargueiro da história, foi lançado oficialmente em outubro de 2019 e conquistou alguns clientes importantes, dentre os quais a americana Kalitta, que será o operador de lançamento.

A porta de carga, cortada na parte posterior da fuselagem, tem 7 metros de comprimento e um terço da circunferência da aeronave. Além dela, reforços de fuselagem, um sistema de carregamento de carga, modificações relacionadas ao transporte (antepara rígida de 9g, desativação de 8 portas, sistema de detecção de incêndio, etc.) e a substituição das famosas vigas de piso composto por vigas de alumínio, complementam o projeto. Com a modificação, o novo piso poderá suportar até 100,6 toneladas. 

IAI Israel GECAS GE Boeing 777-300ERSF Big Twin
Voo antes da conversão – Imagem: IAI

Além de tudo isso, ainda há toda a etapa de testes, que já está acontecendo para o primeiro protótipo. Após a primeira decolagem, em novembro, o jato ainda passará por testes de voo até receber a certificação da Autoridade de Aviação Civil e da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).

Ainda há um caminho a percorrer até a entrada em serviço. Lembrando que o 777-300ERSF visa substituir o 747-400F e operadores que transportam cargas de menor volume. De acordo com GECAS, que também participa do projeto, e da IAI, o 777-300ERSF queimará 21% menos combustível por tonelada em relação ao 747-400F, oferecendo 25% mais volume do que o 777 Freighter atual (baseado no 777-200). Seu alcance será de 8.600 km com carga útil total de 101,6 toneladas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias