Chega ao Chile para combater os graves incêndios o clássico Douglas DC-10

Um importante reforço chegou dos EUA ao Chile para combater os incêndios florestais que já vitimaram mais de 20 pessoas.

Foto do U.S. Forest Service por Mike McMillan

Atualmente, grandes incêndios atingem as regiões de Ñuble, Biobío, La Araucanía, onde já foi decretado estado de emergência pelo presidente chileno Gabriel Boric. Ao todo, os dados oficiais do final de semana contabilizavam 23 mortos e quase 1.000 feridos.

Para ajudar a combater esta tragédia, o governo do Chile contratou a 10 Tanker Air Carrier, uma empresa especializada em combate aéreo de incêndios, que conta com quatro aviões Douglas DC-10-30F, a maior frota de trijatos bombeiros do mundo. Eles contam com capacidade de levar até 42 mil litros de água ou retardante, que podem ser despejados no alvo em apenas 8 segundos.

A aeronave em questão que está no Chile é o DC-10-30 de matrícula N522AX, fabricado em 1988 em Long Beach para a companhia aérea JAS – Japan Air System, e chegou na 10 Tanker em 2014, tendo combatido dezenas de incêndios pelo mundo desde então.

A chegada do jato, que fez uma escala no Panamá, foi comemorada por vários chilenos, que esperam que o DC-10 alivie o sofrimento causado pelos incêndios.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias