Uma aeronave brasileira Embraer KC-390 chegou ontem à Colômbia com equipamento para combate aéreo à incêndio.
Os incêndios na Colômbia já consumiram 18 mil hectares, tendo sido causados por uma onda de calor gerada pelo fenômeno climático “El Niño”. Dias atrás, o Presidente Lula falou com o seu par colombiano, Gustavo Petro, sobre enviar ajuda do Brasil para o país vizinho.
Existe um temor que o fogo possa se espalhar para países vizinhos apesar de que agora a região afetada não é a de fronteira.
E para ajudar o país vizinho, a Força Aérea Brasileira enviou um sistema MAFFS I em um Embraer KC-390. Este sistema modular utiliza a área de carga da aeronave para levar até 10 mil litros de água ou retardante, que saem pelas portas laterais que são normalmente utilizadas para salto de paraquedistas.
O KC-390 deixou o sistema na Colômbia e já retornou ao Brasil, indicando que a própria Fuerza Aeroespacial Colombiana irá utilizar o equipamento nos seus C-130 Hércules.
En las últimas horas aterrizó en el Comando Aéreo de Transporte Militar en #Bogotá una aeronave KC-390 de la @fab_oficial, con material y personal logístico que apoyará la operación del sistema de extinción de incendios MAFFS I, de su #FuerzaAeroespacial🇨🇴#AdAstra🚀 pic.twitter.com/aOwdwPAfI0
— Fuerza Aeroespacial Colombiana (@FuerzaAereaCol) February 1, 2024