Chineses assinam acordo para encomendar motores P&W para até 60 jatos Airbus A320neo

Imagem: Gilson Coscia via Azul

A China Aircraft Leasing Group (CALC) assinou um memorando de entendimento para encomendar motores Pratt & Whitney PW1100G para alimentar até 60 novos jatos da família Airbus A320neo. Liderado por Winnie Liu, diretor comercial, o arrendador de aeronaves de Hong Kong pode marcar outra vitória para o fabricante de motores norte-americana.

O memorando de entendimento abrange 10 aeronaves de corredor único da Airbus, com motores para outras 50 aeronaves incluídas em opções para 2023. Esta não é a primeira vez que a CALC escolhe o motor GTF de Pratt & Whitney para alimentar suas aeronaves A320neo, sendo o primeiro arrendador chinês a fazer isso.

A P&W tem recebido pedidos e compromissos de pedidos para mais de 800 motores GTF até este ano. Entre os enormes compradores estão a Azorra, Carlyle Aviation Partners, Binter Canarias, Croatia Airlines, LATAM Airlines, Qantas Airlines e Volaris.

No entanto, por outro lado, a fabricante de motores tem enfrentado problemas significativos de durabilidade que, especificamente, afetam os PW1100G em condições quentes e empoeiradas.

Recentemente, durante o show aéreo de Paris, Shane Eddy, presidente da P&W, indicou que atualmente 10% das aeronaves movidas ao motor GTF estão fora do serviço. A própria empresa afirma que tem trabalhado duro para resolver os problemas, melhorando a durabilidade.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias