Início Aviação Militar

Chineses flagram avião americano lançando objeto no Mar da China e vão atrás para ver o que era

Um vídeo divulgado recentemente nas redes sociais chinesas mostra o momento em que a Guarda Costeira da China recupera um objeto lançado por uma aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon da Marinha dos EUA no Mar do Sul da China. O incidente teria ocorrido nos últimos dois a três dias.

O vídeo, altamente estilizado com texto e música de fundo incorporados, mostra um P-8 Poseidon sendo rastreado por um sensor eletro-óptico, voando a baixa altitude e soltando o objeto. Após recuperá-lo, pessoal chinês mostra os componentes internos do dispositivo, que foi identificado como uma sonoboia.

Uma visão detalhada dos circuitos eletrônicos internos mostrou que o fabricante dos componentes é a Ultra Electronics, tendo o produto sido fabricado em julho de 2023, de acordo com a etiqueta.

De acordo com o Global Times, a Guarda Costeira chinesa “observou uma aeronave militar dos EUA circulando acima das águas do SCS e largando repetidamente itens não identificados durante uma recente patrulha. A GCG recuperou e inspecionou esses itens eletrônicos não identificados.”

A região sul do Mar do Sul da China, na costa da província filipina de Palawan, é também palco de constantes confrontos entre as guardas costeiras chinesa e filipina desde 2023. Navios filipinos que transportam suprimentos para o navio abandonado Sierra Madre, que funciona como posto de vigia, são interceptados por embarcações chinesas, que recorrem a táticas como a colisão ou disparos de canhões de água.

Embora seja um dispositivo de uso único, é provável que seja estudado por engenheiros chineses. Se os circuitos eletrônicos não estiverem danificados, os engenheiros poderão examinar suas capacidades de detecção a fim de identificar a amplitude e as frequências mais eficazes.

No entanto, é importante destacar que as sonoboias são usados para coletar dados e transmiti-los: o processamento não acontece nesse dispositivo. Portanto, o fato de a China ter recuperado um provavelmente não é uma grande questão, apesar do alvoroço nas redes sociais.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.