Cidade do Guarujá (SP) vai homenagear os 150 anos de Alberto Santos Dumont

Imagem ilustrativa de Alberto Santos Dumont

Na próxima quinta-feira (19), a Prefeitura de Guarujá, litoral paulista, prestará homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, conhecido como o pai da aviação e Patrono da aeronáutica brasileira.

A cerimônia terá início às 9 horas, no Shopping La Plage (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 885 – Pitangueiras), e incluirá a entrega de uma placa comemorativa e a inauguração do Espaço Cultural Alberto Santos Dumont.

Conforme divulgado pela prefeitura, a palestra “Os 150 anos de Alberto Santos Dumont” fará parte da programação e será conduzida pelo coronel João Rafael Mallorca Natal, seguida pela inauguração da placa comemorativa e do espaço cultural.

O secretário municipal de Turismo ressalta a importância de homenagear o Pai da Aviação, destacando que “Guarujá passa a figurar como uma das cidades de referência por onde o aviador passou e deixou seu legado. É uma figura nacional que transformou o mundo e tinha sua intimidade com o nosso Município, então é motivo de orgulho“.

A ação conta com o apoio da Associação de Amigos da Base Aérea, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo, IV Comando Aéreo Regional (FAB), Rotary Club do Guarujá, Universidade Católica de Santos e da Base Aérea.

Relação com a Cidade

Nascido em 20 de julho de 1873, Santo Dumont era um assíduo frequentador de Guarujá e marcou a história do Município. Tanto que existe uma avenida com seu nome, a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e esse novo espaço em sua homenagem.

Invenções

Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Alberto Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.

Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro voo homologado de um veículo ‘’mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.

Informações da Prefeitura do Guarujá

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Espanhol vindo da Alemanha é preso no Aeroporto de Galeão por...

0
A Polícia Federal informa que realizou a prisão de um passageiro que chegou ao Brasil na data de ontem pelo Aeroporto Tom Jobim - Galeão.