Pelos seus 70 anos, Esquadrão Joker recebeu homenagem da Câmara Municipal de Parnamirim (RN)

Imagem: Soldado J. Martins / BANT

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou no último sábado, 7 de outubro, que o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV) – Esquadrão Joker recebeu uma homenagem pelos seus 70 anos de criação, durante sessão solene na Câmara Municipal de Parnamirim (RN), realizada no dia 29 de setembro.

O 2º/5º GAV, responsável pela formação de pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), é baseado na Base Aérea de Natal (BANT), localizada em Parnamirim. Ao longo de sete décadas, destaca-se pela excelência no treinamento de pilotos, desempenhando um papel fundamental na defesa aérea do País e inspirando todos os cidadãos de Parnamirim, que testemunham diariamente os pousos e decolagens dos vetores de caça.

A cerimônia contou com a presença do Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, do Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, do Major Brigadeiro do Ar Antônio Guilherme Teles Ribeiro, do Brigadeiro do Ar Cláudio Alves da Silva, do Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, e do Tenente-Coronel Ricardo Tavares Vieira, além dos Comandantes e Oficiais das Unidades da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT).

Durante a solenidade, um vídeo institucional foi exibido para homenagear o 70º aniversário do Esquadrão Joker, e, em seguida, o Comandante do 2º/5º GAV, Tenente-Coronel Vieira e o Major Aviador Daniel Vítor Alves de Oliveira também foram homenageados e receberam uma placa comemorativa para registrar a significativa data.

Em seu discurso, o Tenente-Coronel Aviador Vieira comentou sobre a história do Esquadrão Joker e agradeceu, em nome de todos os homenageados, à Câmara Municipal de Parnamirim.

Ao término do evento, o Vereador Ítalo Siqueira parabenizou o Esquadrão: “Os 70 anos que comemoramos hoje não são apenas uma celebração do passado, mas também um compromisso renovado com o futuro. Parabéns ao Segundo Grupo por sete décadas de serviço exemplar. Que sua trajetória continue sendo um farol de excelência e honra para as futuras gerações”.

Por fim, para coroar as homenagens e os 70 anos do Esquadrão Joker, foi entoado por todos o Hino do 2º/5º Grupo de Aviação.

Aeronaves do 2°/5° GAV

Embraer A-29 Super Tucano do Esquadrão Joker – Imagem: Força Aérea Brasileira

Atualmente, o 2º/5º Grupo de Aviação utiliza aeronave Embraer A-29 Super Tucano. Recebida inicialmente na Força Aérea Brasileira (FAB) pelo 2°/5° GAV, em outubro de 2004, a aeronave A-29 Super Tucano passou efetivamente a ser utilizada pela Unidade Aérea na formação operacional dos pilotos de Caça somente no ano seguinte.

Daquele ano em diante, a aeronave foi a responsável por entregar quase 400 desses pilotos para a FAB, Marinha do Brasil e Forças Aéreas de nações amigas. A inserção da aeronave de fabricação nacional em substituição aos AT-26 Xavante que já estavam havia mais de 40 anos em operação, representou uma mudança significativa no processo de instrução e doutrina da Aviação de Caça Brasileira.

Ao contrário do seu antecessor, o Super Tucano conta com uma interface homem-máquina avançada, modernos e precisos sistemas de emprego do armamento e navegação, que desenvolvem competências necessárias para atuar em complexos cenários e em modernas aeronaves de combate, como o A-1M, F-5EM e o F-39E Gripen.

Além disso, o A-29 Super Tucano possui um diferencial no processo de ensino-aprendizagem da instrução aérea. Por meio de diversas estações de debrifim, os instrutores e alunos podem extrair rapidamente os dados armazenados pelo sistema de gravação de áudio e vídeo da aeronave, o que facilita a assimilação dos conhecimentos passados pelos instrutores.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias