Cinco plantas de combustível sustentável de aviação serão certificadas pela Honeywell

Foto por tbtb via Deposit Photos (sob licença)

A Honeywell fez um novo acordo com a BP (British Petroleum) para a implementação da tecnologia EcofiningTM, que irá apoiar a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) em cinco instalações da companhia em todo o mundo. Desta forma, as instalações da BP produzirão SAF certificado, que atende aos padrões internacionais e pode ser usado como substituto direto do combustível fóssil, sem a necessidade de modificações nos motores dos aviões. 

A tecnologia Honeywell UOP Ecofining será instalada nas seguintes unidades da BP: refinaria Cherry Point em Blaine, Washington; Refinaria Rotterdam II em Rotterdam, Holanda; Refinaria Lingen na Baixa Saxônia, Alemanha; Refinaria Castellón de la Plana em Castellón, Espanha e Refinaria Kwinana Oil em Kwinana, Austrália. 

“A BP tem um forte negócio global de biocombustíveis, estrategicamente posicionado para crescer rapidamente com o apoio da tecnologia da Honeywell. Com a demanda global por SAF projetada para aumentar significativamente, a BP está comprometida em desempenhar um papel crucial no auxílio às companhias aéreas na descarbonização”, disse Nigel Dunn, Vice-Presidente Sênior de Crescimento de Biocombustíveis da BP. 

O Ecofining é uma tecnologia comprovada e pronta para uso, que possui design simplificado e oferece à BP uma solução econômica e rentável para aumentar sua produção de SAF a partir de fontes renováveis. Atualmente, a tecnologia pode ser usada em misturas de até 50% de SAF com o restante como combustível de aviação convencional. Isso ajudará a BP a atingir sua meta de fornecer 20% do mercado SAF globalmente até 2030. 

“A demanda por Ecofining mais que dobrou nos últimos dois anos, e a Honeywell já licenciou 35 plantas de Ecofining em todo o mundo com uma capacidade total de produção superior a 400.000 barris por dia”, disse Lucian Boldea, presidente e CEO da Honeywell Performance Materials e Tecnologias. “A Honeywell foi pioneira na produção de SAF com seu processo Ecofining, que tem sido usado para produzir SAF comercialmente desde 2016.” 

O processo Honeywell UOP Ecofining, desenvolvido em conjunto com a Eni SpA, converte óleos naturais não comestíveis, gorduras animais e outras matérias-primas residuais em diesel renovável e SAF, e pode reduzir as emissões de GEE em até 80% quando comparado às emissões de combustíveis fósseis1”, acrescentou Boldea. 

Informações da Honeywell

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias