Ucrânia analisa como fará para proteger contra ataques russos os caças F-16 dos países ocidentais

Divulgação – USAF/Staff Sgt. David Salanitri

Autoridades militares na Ucrânia estão atualmente desenvolvendo várias opções para proteger nos aeroportos os aviões de combate F-16, prometidos pelos países ocidentais a Kiev, contra ataques das forças russas.

De acordo com a agência estatal russa TASS, Ilya Evlash, representante do comando da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia (FAU), afirmou: “É necessário preparar adequadamente o lugar dos F-16. Isso representa uma quantia colossal, se estivermos falando, por exemplo, da criação de diferentes abrigos subterrâneos, bunkers, onde eles podem ser armazenados. Isso também requer tempo. Portanto, agora estão sendo desenvolvidos outros métodos diversos e opções em relação a onde e como eles podem ser acomodados exatamente”.

Evlash enfatizou que os F-16 serão acomodados de forma dispersa em diferentes tipos de pistas e aeroportos. “Já existem alguns desenvolvimentos sobre como os aviões F-16 podem ser alojados com segurança na Ucrânia para que eles possam cumprir rapidamente suas tarefas e proteger nosso espaço aéreo em particular“, acrescentou ele.

A Ucrânia há muito tempo pede aos parceiros que lhe entreguem os caças F-16. No entanto, no Ocidente tem evitado fornecer tais aviões a Kiev sem a devida preparação preliminar dos pilotos e pessoal de serviços terrestres. Países como a Holanda, Dinamarca, EUA e vários outros ocidentais estão participando ativamente no treinamento de pilotos ucranianos.

No final de fevereiro, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, anunciou que a primeira remessa de F-16 chegará à Ucrânia na primavera deste ano.

O presidente russo, Vladimir Putin, destacou que remessas de novas armas para a Ucrânia, incluindo os F-16, não mudarão a situação na frente de batalha, mas levarão ao prolongamento da situação. Putin também observou que, caso esses caças apareçam nas FAU, eles queimarão da mesma forma que os tanques alemães Leopard.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias