Cirrus Jet recebe certificação da ANAC para seu sistema de pouso autônomo

A Cirrus Aircraft, líder global em aviação pessoal e fabricante da aeronave de pistão SR e do Vision Jet, o primeiro Personal Jet monomotor do mundo, acaba de receber a certificação do sistema Safe Return pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O sistema, que foi aprovado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), permite aos passageiros ativar o botão de segurança localizado no teto da cabine do Vision Jet. Uma vez ativado, o Safe Return assume o controle da aeronave, transformando-a em um veículo autônomo que navega até o aeroporto mais próximo.

O sistema usa todos os dados disponíveis da aeronave para calcular um plano de voo, evitando o terreno e condições meteorológicas, aproximando-se e finalmente pousando totalmente autônomo sem a intervenção do piloto ou passageiro.

O Safe Return é mais uma solução de segurança da Cirrus Aircraft que promete trazer tranquilidade e confiança aos pilotos e passageiros. A fabricante também ganhou o Troféu Robert J. Collier ao oferecer o primeira paraquedas de fuselagem certificado pela FAA.

O sistema, chamado Cirrus Airframe Parachute System® (CAPS®), é incluído como equipamento padrão em todas as aeronaves Cirrus. O CAPS já foi responsável por salvar centenas de vidas em todo o mundo, com mais de 14 milhões de horas de voo acumuladas nas aeronaves Cirrus e mais de 235 sobreviventes que voltaram para casa com segurança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias