Civis ucranianos destroem avião em zona residencial para não chamar a atenção dos russos

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, a cidade portuária de Odessa, às margens do mar negro, tem sido alvo de bombardeios. Apesar de não ser o principal alvo da Rússia no momento, a presença de navios inimigos e os constantes alertas atemorizam os ucranianos que vivem na cidade.

Num contexto em que todo cuidado é pouco e quanto menos atenção chamar, melhor, os moradores de uma zona residencial conhecida como 9th Pearl resolveram tomar uma atitude para não atrair os olhares dos agressores e destruíram um avião desativado que decorava os jardins do seu condomínio.

Um vídeo (abaixo), publicado em 13 de abril, mostra o momento em que uma escavadeira destrói o trijato, que aparenta ser do modelo Yakovlev Yak-40, um avião que remonta à era soviética e cujo primeiro voo ocorreu no ano de 1966. Infelizmente, as informações a respeito da aeronaves são escassas, não sendo possível determinar seu histórico e peradores.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias