Colômbia publica especificações para aquisição de novos sistemas de radar e vigilância aérea

Imagem: Aerocivil

A Aeronáutica Civil (Aerocivil), agência encarregada de regular a aviação civil, a indústria da aviação e de administrar o espaço aéreo colombiano, informou nesta semana que foi publicado, no portal de contratos públicos SECOP II, o caderno de encargos final do Concurso Público que visa adquirir, instalar e colocar em funcionamento sete novos sistemas de radar e de vigilância ADS.

A aquisição contempla a renovação da tecnologia de vigilância de cinco estações de radar existentes no país, e o desenvolvimento de duas novas estações que buscam fortalecer, com equipamentos de última geração, a infraestrutura de vigilância para a prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo.

Nesta primeira fase serão adquiridos sete sensores. A segunda fase está prevista para começar em 2024 com a aquisição de pelo menos mais seis sensores. O projeto terminará em 2026 com 13 estações de radar revitalizadas e totalmente operacionais.

O objetivo é renovar e reforçar a tecnologia para um melhor funcionamento dos serviços de vigilância aeronáutica, com uma arquitetura robusta e redundante que responda aos novos desafios tecnológicos, permitindo aumentar as capacidades atuais dos sistemas existentes.

As novas tecnologias vão melhorar as capacidades da Aeronáutica Civil para apoiar a crescente procura de serviços de aviação no país, como consequência do aumento do turismo nas nossas regiões.

Além de fortalecer as tecnologias, o projeto busca fortalecer as capacidades técnicas do talento humano da Entidade, graças a processos de formação e transferência que permitirão, a uma Aerocivil mais avançada tecnicamente, responder aos novos desafios do transporte aéreo colombiano.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias