Com 298 cadeiras vazias em frente à embaixada russa, grupo protesta contra derrubada do voo MH-17

O grupo denominado Comitê Verdade MH17 organiza neste domingo a sétima versão de um silencioso protesto em frente à embaixada russa em Haia. Como parte da manifestação, 298 cadeiras vazias serão posicionadas em frente ao prédio diplomático.

O ato visa expressar a insatisfação dos parentes das vítimas com a postura da Federação Russa diante das investigações internacionais sobre o desastre aéreo. A queda do voo MH-17 completa quase dez anos neste ano.

O Comitê Verdade é uma organização formada por e para os parentes das vítimas que se dedica a esclarecer as circunstâncias do abatimento do voo MH-17 e responsabilizar o governo russo pelo ocorrido.

No dia 17 de julho de 2014, o voo MH-17, operado por um Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, que decolou de Amsterdã com destino a Kuala Lumpur, na Malásia, mas foi atingido e caiu em território ucraniano controlado por separatistas pró-russos. O acidente resultou na morte dos 298 passageiros e tripulantes a bordo, incluindo 196 holandeses.

Já em novembro de 2022, a Justiça dos Países Baixos condenou três suspeitos a pena de prisão perpétua por envolvimento no derrubamento da aeronave. Os condenados foram Igor Girkin, líder rebelde no leste da Ucrânia, seu subalterno Sergej Doebinski e o comandante da guarnição Leonid Chartsjenko, todos eles apoiadores da Rússia.

Como a Rússia se nega a extraditá-los, os condenados permanecem em liberdade. Girkin chegou a ser preso, mas seu crime foi incitar ao extremismo por ter feito críticas ao presidente Putin; ele não foi processado por seu envolvimento na queda do voo.

Em 15 de julho, a rede de televisão KRO-NCRV exibirá “O Eco do MH-17”, uma série documental de quatro episódios na qual familiares das vítimas e profissionais envolvidos na investigação compartilham suas histórias e experiências sobre os dez anos decorridos desde a queda do voo MH-17.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias