Com ajuda de OVN, UH-15 Super Cougar faz voo inédito de adestramento de infiltração por Helidrop

UH-15 – Super Cougar – Imagem: Marinha do Brasil

Na noite da última quinta-feira, 4 de janeiro, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) e o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav) relizaram, de forma inédita, um voo de adestramento de infiltração de elementos de Operações Especiais por Helidrop, assistido por óculos de visão noturna (OVN), na Lagoa de Araruama, em São Pedro da Aldeia – RJ.

A expressão “Helidrop” refere-se a uma técnica de inserção ou desembarque de tropas por meio de helicópteros. No contexto militar, a infiltração por Helidrop envolve o lançamento de tropas, equipamentos ou suprimentos a partir de uma aeronave em voo. Durante esse procedimento, os elementos são normalmente lançados por meio de cordas, cabos ou bote, para realizar uma missão de infiltração em uma área designada.

O exercício, realizado sobre as águas durante o período noturno, envolveu o lançamento de um bote e de todo o equipamento e pessoal necessário para o cumprimento de uma missão de infiltração em território potencialmente hostil, executado a partir de uma aeronave UH-15 – Super Cougar.

Este treinamento, parte integrante do plano de desenvolvimento operacional das Organizações Militares envolvidas, visa a proporcionar à Aviação Naval e aos elementos de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais a incorporação de uma nova capacidade.

Segundo informa o Comando Aeronaval, a habilidade será estrategicamente empregada em ambientes conflituosos, aprimorando as capacidades operacionais das Forças Armadas brasileiras.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias