Com até 50 aeronaves, Eve e Widerøe Zero ampliam parceria para lançar operações de eVTOL na Escandinávia

Imagem: Eve Air Mobility

Paris Air Show 2023 – A Eve Air Mobility anunciou hoje, em Le Bourget, onde ocorre até domingo o grande evento Paris Air Show, a extensão de sua parceria com a Widerøe Zero, uma iniciativa inovadora da norueguesa Widerøe voltada para a aviação sustentável com a missão de revolucionar o setor e criar um futuro mais verde para as viagens aéreas.

A parceria, solidificada por meio de uma Carta de Intenção (LOI), marca um avanço significativo no compromisso das empresas em lidar com o impacto ambiental da aviação e dar início a uma nova era de viagens aéreas sustentáveis.

O acordo envolve até 50 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOLs), um pacote de soluções de serviço e operação, bem como a implementação da solução de software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) da Eve.

A Eve, criada pela Embraer, oferecerá serviços abrangentes para atender às necessidades e especificações da Widerøe Zero. Essas soluções incluem manutenção, reparo e revisão geral (MRO) de eVTOLs, gerenciamento de reparo de componentes, programas de gerenciamento de peças de reposição, gerenciamento do ciclo de vida da bateria e soluções de integração de dados, além de soluções operacionais, como serviços de treinamento, consultoria e suporte local para a entrada em serviço (EIS) de frota.

“Essa nova parceria se baseia em um MoU (Memorando de Entendimento) anterior assinado entre a Eve e a Widerøe Zero em 2021, na Conferência do Clima da ONU (COP26), cujo objetivo era desenvolver operações de eVTOL na Escandinávia,” disse Andre Stein, Co-CEO da Eve. “Essa LOI adicional reforça nosso compromisso com a introdução de viagens aéreas urbanas sustentáveis, seguras e econômicas na região. Juntos, vamos impulsionar essa transformação e preparar o caminho para um ecossistema de transporte mais acessível para as comunidades escandinavas.”

“Estamos ansiosos por uma colaboração ainda mais próxima com a Eve nos próximos anos. Desde a concepção de jornadas ideais para o cliente em nossos Laboratórios de Mobilidade até a definição do futuro conceito de operação e, em 2027, colocar os primeiros veículos da Eve em serviço para geração de receita,” disse Andreas Aks, CEO da Widerøe Zero AS.

Adicionalmente, a LOI contempla a implementação do software de Urban ATM da Eve para otimizar a eficiência das operações de voo de mobilidade aérea urbana da Widerøe Zero, integrando seus eVTOLs com outros usuários do espaço aéreo em baixa altitude, garantindo desempenho e segurança.

A solução de Urban ATM da Eve oferece condições personalizadas, incluindo integração com sistemas de automação de vertiportos, gerenciamento de disponibilidade de recursos de vertiportos, serviços de planejamento e coordenação de voos, entre outros.

Outro destaque fundamental da extensão da parceria é a colaboração no projeto Air Mobility Labs, na Noruega. A iniciativa impulsionará o desenvolvimento de futuros conceitos de mobilidade aérea adaptados às necessidades regionais, permitindo uma compreensão profunda da jornada de potenciais clientes e de novas soluções do setor.

Juntas, a Eve e a Widerøe Zero vão liderar a transformação das viagens aéreas, adotando práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras. As empresas também colaborarão no desenvolvimento de possíveis soluções para endereçar a formação de gelo em operações com eVTOLs. A ampla experiência da Widerøe em operações na Noruega, onde as condições de formação de gelo são predominantes, oferecerá aprendizados e experiências valiosas.

Os eVTOLs da Eve conectarão pessoas que vivem em regiões menos povoadas e geograficamente desafiadoras. As operações do eVTOL na Noruega melhorarão a conectividade regional e contribuirão para reduzir as emissões de carbono, em linha com o compromisso da Widerøe Zero com a sustentabilidade ambiental.

A visão da Widerøe Zero de eletrificação de voos domésticos de curta distância complementa a meta da Noruega de alcançar uma aviação zero carbono até 2040. Ao unir forças com a Eve, a Widerøe Zero terá acesso a um eVTOL com tecnologia de ponta, o que lhe permitirá acelerar sua meta de eletrificar uma porção substancial de sua frota até 2030.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias