Com aumento nas cargas, Airbus A321F encontra sucesso em companhia aérea letã

Imagem: Smartlynx Airlines

A operadora ACMI Smartlynx Airlines, com sede na Letônia, vai incorporar quatro Airbus A321F à sua frota por meio de um acordo de venda e leaseback com a Aero Capital Solution, que servirá para atender a demanda de empresas na Europa, Ásia, África e América do Sul.

Com essas aeronaves, a companhia aérea letã atingirá um total de 15 A321Fs durante o primeiro semestre de 2023, aos quais planeja adicionar outros cinco antes do final do mesmo ano, o que a tornaria a maior operadora da versão de carga do A321, conforme cita o Aviacionline.

As conversões dos quatro A321 de passageiros para cargueiros (MSN 941, 961, 1185 e 1241) estão sendo realizadas pela Precision Aircraft Solutions (Precision) e Elbe Flugzeugwerke (EFW) e, uma vez concluídas, serão registradas em Malta.

A demanda atual por esse tipo de aeronave é muito alta, ultrapassando inclusive a capacidade de conversão, e estamos felizes em ser uma das primeiras companhias aéreas que acreditou no programa e garantiu vários slots de conversão P2F”, disse o CEO da SmartLynx, Zygimantas Surintas.

Posso admitir que havia dúvidas no início sobre se era o movimento certo para a SmartLynx, mas sob a perspectiva de hoje, assumir esse risco e diversificar nosso portfólio de negócios com operações de carga provou ser o movimento certo. Além de explorar um mercado que cresceu durante a pandemia, a adição do negócio de carga ajuda a compensar os problemas sazonais que os operadores enfrentam”, acrescentou.

O gerente menciona que essas aeronaves ajudaram a reduzir seus custos operacionais em até 15% e garantir um consumo de combustível 20% menor em relação a outras da mesma classe, o que os tornou muito competitivos no mercado de aeronaves de carga aérea. A DHL foi o primeiro cliente da Smartlynx para seus cargueiros A321F.

Apesar da aposta na carga, a empresa garante que a operação de passageiros continuará a ser o seu foco principal, mas mesmo assim espera que os volumes operacionais do segmento cresçam de 10% para cerca de 40% nos próximos dois ou três anos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias