Início Aviação Militar

Com capacete de caça com seu nome, Lula inaugura a linha de produção do Gripen no Brasil

Imagem: TV Brasil, conforme vídeo abaixo

Na manhã de amanhã desta terça-feira, 9 de maio, está ocorrendo, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, a inauguração da linha de produção dos caças suecos Saab F-39E Gripen.

Conforme as cenas do vídeo a seguir, a cerimônia conta com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tinha em suas mãos um capacete de piloto de caça com seu nome estampado:

A cerimônia de inauguração contou também com a presença de diversas autoridades, do Ministro da Defesa, José Múcio, e do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Na parceria com a sueca Saab, a fábrica da Embraer no Brasil passa a contar com o ecossistema completo para os caças nas fases de desenvolvimento, testes e, agora, produção. Na unidade, estão em funcionamento também o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo.

De acordo com o Planalto, na fábrica da Embraer, 15 das 36 unidades do caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros, que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da Saab, em Linköping. A previsão é de que o último caça seja entregue em 2027.

A convite da Saab e Embraer, o AEROIN está presente na cerimônia e trará informações e imagens aos leitores.

Sair da versão mobile