Com direito a caças F-5 e à Fumaça, formatura de 279 novos Sargentos da FAB é marcada por emoção

Imagens: Força Aérea Brasileira / Edição: AEROIN

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, em uma cerimônia repleta de emoção, foi realizada nesta última quarta-feira, 21 de junho, a conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Esparta, pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).

Além das ações no solo, no céu o momento foi celebrado com a presença da Esquadrilha da Fumaça e de caças F-5.

Imagem: Força Aérea Brasileira
Imagem: Força Aérea Brasileira
Imagem: Força Aérea Brasileira

Ao todo, 279 novos Sargentos serão distribuídos pelas diversas Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB), a fim de cumprirem suas missões nas mais distintas áreas de atuação.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Interino, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; de Oficiais-Generais, entre outras autoridades militares e civis.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini relembrou seu tempo de aluno na EEAR e parabenizou os novos profissionais da FAB.

“É sempre uma cerimônia muito especial, com grande emoção, pois aqui eu iniciei a minha carreira na Força Aérea Brasileira, em julho de 1979. Quero parabenizar essa nova turma de Sargentos. Sejam muito felizes e lutem em prol de uma Força Aérea cada vez melhor”, pontuou o Oficial-General.

“Como Especialista que fui, aluno dessa Escola, é uma honra e um privilégio maior ainda poder renovar a minha energia presenciando uma formatura como essa. Tenho certeza de que estamos entregando os melhores Sargentos para a FAB”, declarou o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Como símbolo do término do curso de formação, a primeira colocada da Turma Esparta, Terceiro-Sargento Dara Maria Matias Diniz, fez a passagem do Estandarte da EEAR ao aluno Maurício Henrique da Silva Moreira, primeiro colocado da terceira para a quarta série, que assumiu formalmente a liderança do Corpo de Alunos.

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Sargento Dara, celebrou a conquista em dose dupla.

“Os dois anos de formação na Escola de Especialistas de Aeronáutica foram muito intensos e gratificantes. O excelente ensino técnico-militar, aliado aos desafios superados e às amizades construídas no ‘Berço dos Especialistas’ serão levados por mim ao longo de toda a minha trajetória. Além de tudo isso, ter conseguido finalizar essa etapa tão importante como primeira colocada me enche de orgulho, pois mostrou que todo o meu esforço empregado nos estudos valeu a pena. Gostaria de agradecer a Deus, à minha família, aos meus amigos e a todos os envolvidos na minha formação”, disse.

Pela conquista, a militar recebeu o Prêmio Força Aérea Brasileira, concedido ao formando que obtém a primeira colocação na classificação geral do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Além desse, recebeu também o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. Houve, ainda, a imposição da “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, que se destina a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que se destaquem nas atividades escolares, classificando-se como primeiros colocados em vários cursos da EEAR, incluindo o Curso de Formação de Sargentos.

A emoção na cerimônia que coroou os dois anos do curso

“É um momento ímpar estar aqui, porque mostra a batalha que tive nesses dois anos. Vestir essa farda depois de tantas lutas e tantas noites mal dormidas, é motivo para celebrar. Ver a alegria da minha família é algo que vou levar para sempre. A partir de hoje, sinto-me mais animado ainda para servir à Força Aérea”, declarou o formando Jônatas Farias Dias, da especialidade Desenho.

Para a senhora Kátia Miranda Barroso de Lima, mãe do Sargento Erick Vitor Miranda Castro, da especialidade Comunicações, foi emocionante viver este momento.

“Estou feliz por ver o sonho do meu filho sendo realizado. Mais feliz ainda por saber que é a colheita de uma árdua caminhada. Que ele seja um militar exemplar”, desejou.

Já para o Capitão da FAB Robson Gouveia da Silva, foi uma satisfação muito grande estar na formatura da filha.

“Vê-la se formando na Escola que passei em 1988 e ainda saber que o irmão diagnosticado dentro do espectro autista foi escolhido como padrinho, me deixa mais emocionado ainda. Sem dúvidas é um dia de muita alegria para a minha família”, celebrou o militar, pai da formanda em Controle de Tráfego Aéreo, Sargento Roberta de Assis Gouveia.

A cerimônia contou também com a exibição de um vídeo institucional com a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, para os formandos da Turma Esparta.

Os presentes também assistiram a um vídeo em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação, que teve seu nome registrado nos céus de Guaratinguetá pelas Aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias