Passageira da primeira classe alega racismo após comissário pedir para ela usar banheiro da econômica

Boeing 737-800 da American Airlines – Imagem: Eric Salard / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Em um acontecimento recente a bordo de um voo da American Airlines de Chicago-O’Hare para Phoenix, a juíza aposentada Pamela Hill-Veal se viu no centro de uma confrontação perturbadora, alegando discriminação racial por parte de um comissário de bordo.

O caso, que ocorreu em 10 de fevereiro deste ano, viu Hill-Veal, uma passageira negra viajando na Primeira Classe, confrontada por um comissário de bordo depois de usar o banheiro dedicado à Primeira Classe.

Acusada de bater a porta do banheiro, Hill-Veal recebeu ordens para não repetir a ação. Apesar de concordar com a instrução, foi novamente confrontada pelo mesmo comissário de bordo quando tentou usar o banheiro da Primeira Classe mais uma vez.

De acordo com o relato de Hill-Veal, conforme noticiado pelo Paddle Your Own Kanoo, o comissário de bordo a repreendeu por supostamente bater a porta do banheiro e a direcionou a usar o banheiro na parte de trás do avião. Hill-Veal sustenta que o tratamento que recebeu foi motivado racialmente, citando disparidades no tratamento de passageiros brancos.

A situação escalou quando, faltando apenas 30 minutos para o final do voo, Hill-Veal precisou usar o banheiro novamente. Ignorando as diretrizes do comissário de bordo, ela usou o banheiro em sua cabine. Posteriormente, Hill-Veal alega que o comissário de bordo a seguiu de volta ao seu assento, a tocou fisicamente e ameaçou tê-la presa ao pousar, acusando falsamente de tê-lo agredido.

Desde o incidente, Hill-Veal relatou trauma e dificuldades para dormir, expressando nervosismo em voar novamente. A American Airlines afirmou estar investigando ativamente o assunto, enfatizando seu compromisso em tratar seriamente todas as alegações de discriminação.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias