Com discrição, jato presidencial ucraniano ACJ A319 recebe modernização na Lituânia

Imagem: J&C Aero

Durante a última Assembleia Geral da ONU, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, surpreendeu ao viajar a bordo do renovado Airbus ACJ 319, o jato presidencial ucraniano. Esta foi a primeira utilização da aeronave desde o início do conflito com a Rússia e a razão por trás dessa escolha agora veio à tona.

Após o ataque russo, Zelensky evitou voar por dez meses, preferindo se deslocar por terra durante esse período. Desde dezembro do ano passado, o presidente ucraniano retomou suas visitas a países aliados, estendendo seus passos por nações como Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Alemanha, Finlândia e outros.

No entanto, ao participar da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, Zelensky optou por voltar a utilizar o jato presidencial ucraniano, o Airbus ACJ319 registrado sob a matrícula UR-ABA, de 16 anos. Este foi o primeiro voo conhecido da aeronave desde o início do conflito, marcando um momento significativo em sua retomada de operação.

O mistério por trás do longo período de inatividade da aeronave foi finalmente revelado, conforme cita o aeroTELEGRAPH. Antes de seu voo para Nova Iorque, o jato passou por um processo de modernização na Lituânia. A J&C Aero, especialista em equipamentos de cabine, realizou uma renovação completa do interior do Airbus ACJ319, incluindo a instalação de um novo sistema de entretenimento, navegação por satélite e controle de cabine.

A modernização também abrangeu a substituição de detalhes como capas de assentos de sofás, revestimentos, tapetes e outros componentes da cabine. Laurynas Skukauskas, o CEO da J&C Aero, descreveu o projeto como “um dos mais complexos e ambiciosos” já realizados pela empresa.

A operação de modernização exigiu um cuidado especial devido à natureza sensível da aeronave, que serve para o transporte do chefe de Estado. Skukauskas destacou a importância da atenção aos detalhes, flexibilidade e total discrição durante o processo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...