Com diversos esquadrões, Base Aérea de Florianópolis sedia Exercício Operacional Carranca 2023

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, desde a quinta-feira, 27 de abril, e seguindo até o dia 12 de maio, está realizando, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), o Exercício Operacional (EXOP) Carranca.

Trata-se de uma ação operacional coordenada pelo Comando de Preparo (COMPREP) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e conduzida pela Base Aérea de Canoas (BACO). Ao todo, participam do treinamento mais de 200 militares.

O EXOP CARRANCA é uma atividade cujo objetivo é adestrar os Esquadrões participantes na execução e no aprimoramento das táticas, técnicas e procedimentos necessários ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento, em cenário terrestre e marítimo.

Nesse contexto, o Exercício se pautará no treinamento baseado em cenários, aproximando-se ao máximo das situações comumente encontradas nas missões de Busca e Salvamento. Para tanto, deverão ser estudados os acionamentos SAR recentes e recriados os cenários mais complexos, ou nos quais os Esquadrões tiveram maior dificuldade, obviamente, respeitando as limitações logísticas.

O EXOP CARRANCA está sob o Controle Operacional do Comandante da BACO e Diretor do EXOP CARRANCA, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, envolvendo:

– o Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan;

– o Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV) – Esquadrão Phoenix;

– o Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) – Esquadrão Netuno;

– o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano;

– o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) – PARASAR;

– a Diretoria de Busca e Salvamento (DSAR);

– o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comando e Controle (1º/1º GCC) – Esquadrão Profeta;

– os Centros de Coordenação de Salvamento Aéreo (SALVAERO – Brasília, Curitiba, Recife e Manaus); e

– o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR Sul).

A troca de experiências na Ação de Busca e Salvamento entre os Esquadrões participantes é de fundamental importância. Para tanto, serão realizados intercâmbios de tripulantes dos diversos Esquadrões.

Em suas palavras, o Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann falou sobre a relevância do Exercício para a população e a sua execução: “A Operação CARRANCA se reveste de muita importância para Força Aérea Brasileira, pois é a oportunidade que nós temos para preparar as tripulações de Busca e Salvamento. Essa missão é extremamente relevante para a sociedade brasileira, pois se compõe de um cenário muito específico e contribui para todas as operações de treinamento que melhoram a eficiência das nossas tripulações nessa missão“.

O Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, destacou a importância em receber o Exercício e explica sobre as peculiaridades da região:

O EXOP CARRANCA tem a característica de ser um exercício voltado para o treinamento de Busca e Salvamento e, aqui, na Base Aérea de Florianópolis, geograficamente há uma característica muito peculiar de permitir diversos tipos de treinamento num curto raio de ação.

Então, para o Exercício Operacional, entendo que é bastante proveitosa a possibilidade de treinar, nesse espaço, diversos tipos de exercícios, com a otimização dos seus recursos aéreos e, para a Base Aérea, principalmente, a importância é se manter dentro da sua atribuição e do cumprimento de sua missão, mantendo a sua operacionalidade, voltada não apenas para as equipagens que aqui operam, mas também para o efetivo em se manter capacitado e disponível para as demandas que a Força Aérea necessita“.

Durante o primeiro dia do Exercício, os militares se reuniram para o Academic Day: período no qual as equipagens trocam informações e experiências sobre as táticas, técnicas e procedimentos relacionados à Busca e Salvamento.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias