Com estrela vermelha na cauda, 1º avião Airbus A400M do Cazaquistão fica pronto

Divulgação – Airbus

A Airbus está prestes a entregar o primeiro avião cargueiro militar A400M para uma ex-república soviética: o Cazaquistão.

A República do Cazaquistão, na Ásia Central, se juntará aos europeus Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Turquia, Reino Unido e Luxemburgo como a nova operadora do A400M, sendo a única na Ásia além da Malásia que já opera 4 aviões do modelo, e da Indonésia, que deverá receber o seu primeiro Atlas em 2026.

Divulgação – Airbus

O A400M substituirá o lendário Antonov An-12 nas Forças de Defesa Aérea do Cazaquistão, que encomendou 2 aviões Atlas. Esta aeronave será entregue ainda este ano e tem capacidade para 37 toneladas de carga, podendo também levar 116 soldados e seus equipamentos ou 66 macas em uma evacuação aeromédica.

Outra função importante do Atlas no Cazaquistão será o reabastecimento em voo com aeronaves Sukhoi Su-27 e Su-30 Flanker, algo que hoje o país não consegue fazer devido à falta de um modelo de avião para esta função.

A Airbus divulgou um vídeo que mostra o primeiro A400M cazaque saindo do hangar de pintura e ficando pronto na sua unidade no Aeroporto de Sevilha, na Espanha. Chama a atenção o tom de cinza mais escuro, inédito no Atlas, além da estrela vermelha que é a insígnia oficial (roundel) das Forças de Defesa Aérea do Cazaquistão:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Companhia persa que tem cinco jatos Embraer acaba com mais um...

0
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA adicionou um Il-76TD operado pela empresa iraniana Pouya Air Lines