Com falha de freios, jato da Azul se aproxima para pouso, sobe de novo e vai para outro lugar

Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

Com falha nos freios, uma aeronave da Azul Linhas Aéreas precisou desviar sua rota e realizar um pouso em um aeroporto no Rio de Janeiro no final do mês passado. O incidente foi registrado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (CENIPA).

Conforme consta no banco de informações do órgão, a ocorrência aconteceu no último dia 31 de janeiro com o Embraer E195 registrado PR-AXF, que estava realizando o voo entre São Paulo e Confins. A aeronave decolou do Aeroporto de Congonhas com 5 tripulantes e 75 passageiros, entretanto, durante a fase de subida, os pilotos se depararam com uma falha no sistema de frenagem.

A tripulação inciou os procedimentos previstos no manual de referência (QRH) e continuou o voo para Confins. Ao se aproximar do aeroporto, a tripulação encontrou condições meteorológicas adversas e resolveu alternar para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Dados obtidos através de plataformas de rastreamento online mostram a aeronave que cumpria o voo AD4106 se aproximando de Confins, e em seguida, alternando para o aeroporto no Rio de Janeiro.

A aeronave realizou o pouso no aeroporto carioca sem intercorrências. A Embraer envolvido na ocorrência permaneceu em solo por algumas horas, e retornou para Confins no mesmo dia.

Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias