Embraer deve lançar oficialmente um novo avião até o final deste ano

O lançamento oficial do novo avião da Embraer está mais próximo do que se imagina, e o projeto tem avançado na fabricante brasileira.

O novo avião turboélice terá capacidade para levar entre 70 e 90 passageiros, utilizando a fuselagem da família E2 mas com asas novas, para que possa acomodar os motores. O plano de negócios está avançando, como revelou a fabricante nesta terça (16).

“Nós estamos finalizando o plano de negócios e trabalhando para o lançamento, que deve acontecer no final deste ano ou no início do próximo” afirmou Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial ao FlightGlobal.

O maior desafio atual são os motores, que não estão totalmente definidos e dependem das fabricantes deste componente para selar um acordo que esteja dentro do que a Embraer procura e espera.

“Não estamos sendo precipitados, mas isto depende de como iremos conseguir o motor certo no plano de negócios certo. O segundo ponto é que, se escolhermos um motor que demora mais tempo (para ser desenvolvido), então automaticamente precisaremos de mais tempo para lançar o avião”, conclui o CEO.

Mais detalhes de performance não foram revelados, mas ele afirmou que o avião terá a APU (Unidade de Força Auxiliar), coisa que o ATR não possui e precisa utilizar o seu próprio motor “desengrenado” da hélice para dar partida. O APU é algo presente em maioria dos jatos e funciona como “motor de partida”.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias