Com infraestrutura quase pronta, Aeroporto de Nova Andradina (MS) pode receber voos da Azul

Aeroporto de Nova Andradina – Imagem: Prefeitura de Nova Andradina

Na última sexta-feira (30), acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques, o prefeito de Nova Andradina esteve no canteiro de obras do Aeroporto Municipal, vistoriando o andamento deste, que é um dos empreendimentos executados município através de Convênio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a prefeitura, o trecho em obras, correspondente a 950 metros de extensão, liga a MS 134 até a pista de taxiamento do Aeroporto Municipal de Nova Andradina. Já vencidas as etapas de drenagem, terraplanagem, elevação, compactação e imprimação do leito da pista, a obra recebeu nesta semana a implantação da capa asfáltica.

O empreendimento é custeado e executado pelo Governo do Estado através da AGESUL (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos do Mato Grosso do Sul), com investimentos na ordem de R$1,7 milhão. A expectativa do prefeito Gilberto Garcia é de que a obra seja entregue já neste mês de julho.

Todo este trabalho em parceria com o Governo Riedel, estamos desenvolvendo para deixarmos nosso aeroporto com estrutura capaz de atender toda região num raio de 150 km, colocando nossa cidade no radar dos grandes empresários, tendo em vista a geração de empregos para Nova Andradina“, disse o prefeito.

Azul inspeciona Aeroporto de Nova Andradina

No mês passado, técnicos da Azul Linhas Aéreas estiveram em Nova Andradina para dar andamento aos estudos da empresa de transporte aéreo, visando iniciar a operação de suas atividades comerciais no município.

Após concluírem estudos socioeconômicos da região, representantes da companhia aérea foram recebidos pelo secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques nas dependências do Aeroporto, e sinalizaram viabilidade para investir em Nova Andradina, após analisarem a qualidade e capacidade da infraestrutura, constatando ótimas condições para atividades aeroportuárias.

Além da qualidade da pista aeroviária apresentar um bom pavimento e metragens que atendem aos padrões da aviação civil, os indicadores socioeconômicos de Nova Andradina e região, contemplam o interesse comercial da Companhia Aérea“, disse o secretário.

Com a homologação do Aeroporto junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), projetos em estudos e outros já protocolados na Secretaria de Estado de Governo visam a adequar a estrutura para pousos e decolagens de qualquer tipo de aeronave. Com o Plano Diretor analisado e aprovado pelos vereadores, a meta da Secretaria Municipal de Infraestrutura é dotar o novo modal logístico com cercamento, hangares, posto de combustível, oficina e sala de recepção de passageiros.

Outra demanda necessária para adequar a pista de pouso e decolagem, inclusive a de taxiamento de aeronaves, é a implantação de sinalização viária noturna e demais sinalizações no solo, além de balizamento e o alambrado, pleitos já reivindicados pelo prefeito Gilberto Garcia junto ao Governo do Estado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias