Estudo de viabilidade do Aeroporto de Vila Oliva agora é de responsabilidade do Governo do RS

Imagem: Prefeitura de Caxias do Sul

A estrada que fará a ligação da Região das Hortênsias ao Aeroporto de Vila Oliva será tratada pelo Governo do Rio Grande do Sul como uma Rodovia Estadual Planejada. Na prática, a mudança agiliza o trabalho de contratações de estudo de viabilidade, do projeto e possivelmente da execução da obra em si pelo Estado.

Na última quarta-feira (5), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, esteve em reunião em Porto Alegre com o secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, que transmitiu a boa notícia. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, também esteve na reunião.

O trâmite legal para a via ser declarada estadual planejada passa pelo Conselho de Administração do DAER e a oficialização deverá ocorrer em cerca de 30 dias. O trecho vai de Gramado ao Aeroporto e depois ao Apanhador.

Tivemos uma reunião muito interessante, mais uma vez o governador reafirma seu compromisso com a concretização dos acessos ao Aeroporto de Vila Oliva. A condução desse trabalho ficou a cargo do diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, que também estava presente. A previsão é que daqui um mês a gente tenha um novo encontro para acompanhamento”, comemorou o prefeito Adiló Didomenico.

Para contribuir com o estudo de viabilidade, que deverá ter a contratação em breve, o material que os municípios têm prontos serão enviados DAER para que sejam incluídos. Isso irá evitar um retrabalho pelo Estado. No caso de Caxias, pro exemplo, a via do entorno do aeroporto está contratada no próprio projeto do aeroporto, e não precisará ter novo projeto.

O prefeito Adiló esteve na reunião em Porto Alegre acompanhado do secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha, da secretária de Planejamento, Margarete Bender, e de técnicos da Seplan.

Informações da Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias