Com mais de 1,2 mil atendimentos, serviço aeromédico completa cinco anos no Norte de Minas Gerais

Imagem: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Completando cinco anos de operação, o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) na macrorregião de Saúde Norte tem se destacado como um serviço essencial na assistência à saúde. Esta iniciativa é fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/Samu Macro Norte e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

Desde o início das operações, mais de 1,2 mil atendimentos aeromédicos foram realizados, abrangendo uma ampla gama de casos clínicos e traumas, incluindo acidentes de trânsito e transferências inter-hospitalares.

O SAAV conta com uma base estratégica no Aeroporto de Montes Claros, dotada de um helicóptero disponibilizado e custeado pela SES-MG. A equipe a bordo é composta por um piloto, um tripulante operacional do Corpo de Bombeiros, um médico e um enfermeiro do Samu.

Segundo o Major Norton Ornelas Prates, comandante da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA) do Corpo de Bombeiros, “o serviço integrado tem grandes desafios, mas a união de esforços tem gerado bons resultados. Associamos a excelência do atendimento médico de qualidade do Samu com a expertise dos bombeiros nas ações de busca e salvamento. Colocando essa equipe em uma aeronave, temos um completo e excelente serviço que chega no teatro de operações rápido, reduzindo o tempo resposta“.

Além do transporte inter-hospitalar, alinhado às diretrizes do Sistema Estadual de Regulação do SUS, o SAAV desempenha um papel vital no transporte de órgãos e tecidos destinados a transplantes, conforme ressalta Zildete Ferreira de Souza, diretora-executiva do Cisrun.

O acionamento do serviço aeromédico pode ser realizado tanto pelo telefone 192 quanto pelo 193. Antes de ser deslocada para o atendimento, a ocorrência é analisada por um médico regulador do Samu, garantindo a alocação do recurso mais adequado, seja uma motocicleta, ambulância, helicóptero ou avião, como esclarece o médico Marcelo Fagundes da Rocha, diretor técnico do Samu na macrorregião Norte.

Atualmente, as bases de Suporte Aéreo Avançado de Vida estão presentes em quatro municípios estratégicos do estado: Belo Horizonte (região Central), Varginha (Sul), Uberaba (Triângulo Mineiro) e Montes Claros (Norte de Minas).

O presidente do Cisrun e prefeito de Juvenília, Rômulo Marinho Carneiro, destaca que “as melhorias conquistadas pelo Samu no Norte de Minas, entre elas o Suporte Aéreo Avançado de Vida, são resultados de um trabalho de articulação envolvendo várias entidades, com os governos do Estado e Federal, com o propósito de proporcionar à população um atendimento especializado gratuito e de qualidade em urgência e emergência“.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Azul passa a não usar a APU dos seus aviões em...

0
Com essa medida em parceria com os aeroportos do Sul do país, eles passam a fazer parte do grupo de 20 bases que contribuem para a diminuição