Início Acidentes e Incidentes

Avião pousa em chamas e passageiros correm pela pista com mala na mão

Um avião entrou em chamas após um pouso problemático no Aeroporto de Miami, e passageiros correram em desespero pela pista.

Foto: WPLG Local 10 – ABC

O caso aconteceu horas atrás, quando um avião McDonnell Douglas MD-82 da empresa dominicana RED Air pousava em Miami, procedente de Santo Domingo, como mostram os dados da plataforma RadarBox.

No vídeo abaixo, obtido por uma câmera que transmite as operações no Aeroporto de Miami 24 horas por dia, é possível ver a aeronave se arrastando pela pista, com a asa esquerda encostando no chão, após ter um problema no trem de pouso, que causou o seu colapso.

A RED Air é uma companhia aérea turística de baixo custo que surgiu em 2021, criada pelos venezuelanos donos da LASER Airlines, de onde inclusive veio a aeronave envolvida no acidente de hoje, a qual tem matrícula HI1064 e foi fabricada em 1990 para a American Airlines.

Tanto a RED como a LASER não tem uma boa reputação junto ao público, com reclamações referentes à atrasos, problemas técnicos e pontualidade. O jato MD-82, pela sua idade e consumo, é cada vez mais raro nas empresas americanas, onde só opera voos regulares de carga e faz fretamentos de passageiros.

Já na região central das Américas e em países mais isolados como o Irã, se tornou uma aeronave ‘popular’ devido ao preço reduzido de aquisição, comprados na medida em que as grandes companhias iam retirando ele de operação anos atrás.

Segundo a TV local WPLG 10, afiliada da ABC News, 3 dos 126 passageiros tiveram ferimentos leves e o restante saiu ileso. Um total de 12 viaturas dos Bombeiros de Miami atenderam prontamente ao chamado.

Nas imagens acima é possível ver os passageiros saindo correndo pela pista com suas bagagens, ao contrário do que é recomendado numa evacuação, e no vídeo abaixo é possível ver a extensão do dano na aeronave, principalmente na asa e motores do lado direito do jato:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A