Com motor desligado, ATR 72 pousa no Aeroporto de Curitiba sob declaração de “MAYDAY”; assista ao momento

O ATR aproximando com um motor desligado, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Plane Spotter HD Curitiba

Os pilotos de um voo da Azul Linhas Aéreas precisaram desviar a aeronave para um aeroporto alternativo na tarde desta sexta-feira, 9 de fevereiro, devido a um problema técnico que ocorreu nos minutos iniciais após a decolagem.

As cenas do vídeo a seguir, captadas pelas câmeras ao vivo do canal “Plane Spotter HD Curitiba”, mostram o momento do pouso, realizado sob declaração de “MAYDAY” (código de aviso de emergência na frequência de comunicação) e, como se nota nas imagens, com o motor esquerdo desligado:

O avião visto nas cenas acima é o ATR 72-600 de matrícula PR-AKI, que decolou do Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo, de Ponta Grossa (PR), no voo AD-2661. Ele teria como destino o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, a decolagem foi realizada por volta das 15h10, porém, às 15h18 os pilotos já iniciavam o desvio para direcionar o turboélice no rumo do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, localizado em São José dos Pinhais (PR).

Imagem: RadarBox

No percurso, ainda houve a realização de duas órbitas (trajetórias circulares de espera em voo), antes do prosseguimento até o aeroporto. O pouso em São José dos Pinhais foi realizado em segurança às 15h40 e o ATR 72 foi taxiado normalmente até o pátio.

Como procedimento padrão para a declaração de “MAYDAY”, equipes de emergência aguardaram com seus veículos nas proximidades da pista e acompanharam o avião pela pista, taxiway e pátio.

O AEROIN entrou em contato com a Azul para solicitar informações sobre a ocorrência. A companhia afirmou apenas que, por questões técnicas, precisou alternar o voo AD2661 para Curitiba (PR), que o pouso aconteceu em segurança e que os passageiros desembarcaram normalmente.

“A companhia destaca que os Clientes estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e serão reacomodados em outros voos da própria companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul”, disse a companhia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias