Com o 1º avião ainda a ser montado, interior do novo Falcon 10X recebe importante prêmio

Concepção gráfica do interior do Falcon 10X – Imagem: Dassault

A mais recente adição da Dassault Aviation à sua família de jatos executivos de cabine larga, o luxuoso Falcon 10X de ultra longo alcance, conquistou o Chicago Athenaeum Award of Good Design.

O prêmio, concedido pelo Museu de Arquitetura e Design de Chicago em cooperação com o Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos, é o segundo recebido pelo inovador design de interiores do 10X.

A aeronave ganhou anteriormente o cobiçado prêmio Red Dot, patrocinado pela The Design Society do Reino Unido. Também foi finalista do International Yacht & Aviation Awards na categoria interior de jato particular.

Esses prêmios estão entre os mais ilustres do mundo do design e são uma conquista muito procurada de excelência da marca.

O 10X, atualmente em desenvolvimento, será o maior jato executivo do mercado. Segundo a Dassault, a cabine de 2.780 pés cúbicos da aeronave oferecerá um mix único de espaço, silêncio e conforto físico, ao mesmo tempo em que oferece o único design modular de qualquer jato em sua categoria.

Com a ajuda de design sensorial, iluminação interior, amortecimento de som e outras técnicas avançadas de design de interiores, a cabine busca fazer com que os passageiros esqueçam que estão no ar, como se estivessem em uma “cobertura no céu”.

A produção de peças para o 10X está em pleno andamento e as equipes industriais estão se preparando para iniciar a montagem final da primeira aeronave.

Os Falcon 7X e 2000S da Dassault também receberam prêmios em edições anteriores do Good Design para cabines especialmente projetadas, criadas em colaboração com o BMW Group Designworks USA.

“Estes e outros prêmios recebidos por nossa frota, em rápida expansão, são um forte testemunho da inigualável proeza de design e engenharia de nossa empresa”, disse o Presidente e CEO Eric Trappier. “Nenhum outro OEM de jatos comerciais é capaz de misturar tecnologias de ponta em aeronaves, particularmente no campo de aerodinâmica de voo e controle de voo digital, com as características mais inovadoras e criativas do design de interiores”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias