Com o caça Gripen E, piloto da Saab ganha prêmio de melhor demonstração solo com jato no RIAT

O Gripen E durante uma das apresentações no RIAT, em cena do vídeo abaixo

A fabricante sueca Saab informa que no último domingo, 16 de julho, seu piloto de testes André Brännström ganhou o Troféu Paul Bowen para a Melhor Demonstração de Jato Solo no maior evento aeronáutico militar do mundo, o Royal International Air Tattoo (RIAT), na Inglaterra.

O vencedor do cobiçado prêmio é escolhido entre os pilotos de forças aéreas e de testes de todo o mundo, com a participação de alguns dos mais avançados jatos militares do mundo.

Esta foi a primeira vez para o caça Gripen E no RIAT, o mesmo modelo utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), e a Saab levou dois deles, com a aeronave de demonstração exibindo seu popular padrão de camuflagem escura, enquanto o segundo jato estava no esquema de cores cinza mais típico na exibição estática da Saab.

O vídeo a seguir, gravado por um visitante do evento, mostra uma das apresentações do Gripen E no RIAT 2023:

“Foi um verdadeiro prazer mostrar aos fãs da aviação no RIAT do que o Gripen E é capaz no ar e, como equipe da Saab, realmente gostamos do interesse e entusiasmo do público que encontramos todos os dias em nossa exibição estática. Queríamos mostrar a eles que este novo caça Gripen E é tudo o que eles amavam antes no Gripen, mas agora em um nível ainda mais alto. Este prêmio mostra que esperamos ter conseguido isso e podemos voltar felizes para a Suécia”, disse o piloto de testes da Saab, André Brännström.

O Troféu Paul Bowen para a Melhor Demonstração de Jato Solo é nomeado em memória de um dos co-fundadores do RIAT.

Em 2022, o capitão David Szentendrei, da Força Aérea Húngara, ganhou o mesmo prêmio pilotando um Gripen C, marcando dois anos consecutivos em que um piloto com um caça Gripen ganhou o Troféu Paul Bowen de Melhor Demonstração de Jato Solo.

O Gripen E é a última versão do caça Gripen da Saab, encomendado pela Suécia e pelo Brasil. O Gripen E incorpora tecnologias de ponta, os mais recentes sistemas, sensores, armas e pods para garantir vantagem de combate, oferecendo superioridade aérea em ambientes altamente contestados.

Mais de 200 aeronaves participaram do RIAT, um dos mais renomados shows aéreos do mundo, que aconteceu no último final de semana em Gloucestershire, na Inglaterra. As forças aéreas e outras levaram uma ampla gama de aeronaves, como caças, mas também aeronaves maiores, como o bombardeiro B-52, que protagonizou um incidente ao demonstrar um taxiamento especial pela pista, e aviões-tanque de reabastecimento aéreo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Companhia boutique que usa jatos Embraer inova com financiamento no mercado...

0
A BermudAir, principal companhia aérea boutique das Bermudas, anunciou a conclusão de uma emissão de títulos no valor de 1 milhão