Com o Dia Internacional do Café chegando, Emirates destaca que serve mais de 17 toneladas a bordo ao ano

Airbus A380 – Imagem: Emirates

A companhia aérea árabe Emirates informa que, para comemorar o Dia Internacional do Café, celebrado no próximo domingo, 1º de outubro, está destacando a grande variedade de cafés artesanais servidos em seus lounges nos aeroportos e em seus voos para 140 destinos em todo o mundo.

A Emirates serve mais de 17 toneladas de café a bordo a cada ano e trabalha com uma série de fornecedores, incluindo Lavazza, Coffee Planet e Nairobi Coffee and Tea Company, além de uma série de fornecedores independentes em todo o mundo.

Imagem: Emirates
Imagem: Emirates

Como parte do serviço de refeições, é oferecido café aos clientes das classes Economy e Premium Economy uma ou duas vezes durante o voo, enquanto os clientes da Business Class e First Class podem fazer pedidos usando um cardápio de cafés, que inclui várias opções como café descafeinado, cappuccino, gelado Americano, expresso, macchiato e café árabe com cardamomo e açafrão.

Esses cafés são feitos com grãos Lavazza que contêm notas de nozes e xarope de bordo, ou cacau e pimenta preta. Os apreciadores de café podem saborear uma sobremesa affogato al café, em que o café expresso é servido sobre um sorvete cremoso.

A empresa aérea afirma que um parceiro importante nos últimos dez anos é a empresa Coffee Planet dos Emirados Árabes Unidos, que cria cafés para ocasiões especiais. Utilizando grãos verdes de mais de 23 países, a Coffee Planet torra e produz grãos de café e café moído, além de fabricar cápsulas biodegradáveis em Dubai.

A Emirates também trabalha com o Coffee Planet para criar bebidas personalizadas como o rose-kissed mocha (café com leite, chocolate branco e xarope rosa) ou o café com leite e laranja, para ocasiões especiais como o Natal e o Dia dos Namorados.

Na First Class e na Business Class, a Emirates faz parceria com o café Lavazza. Lavazza é um fabricante italiano de produtos de café fundado em Turim em 1895 por Luigi Lavazza. No começo, era só uma pequena mercearia localizada na Via San Tommaso 10, mas o seu legado continua e hoje é administrado pela terceira e quarta gerações da família Lavazza.

No lounge da First Class no Terminal B do aeroporto internacional de Dubai, a Emirates oferece um balcão de café dedicado, onde os clientes podem escolher entre três cafés únicos, preparados na hora por um barista. Cada café apresenta aroma, acidez e amargor específicos e a equipe da Emirates foi especialmente treinada para sugerir o melhor café de acordo com as preferências do cliente.

A seleção muda a cada dois meses para que os viajantes regulares possam provar grãos de todo o mundo. Por exemplo, o Colombia Huila Buenavista é um café encorpado e sedoso, com notas finais doces de cacau e florais, além de notas de damasco, uva, amora e toranja. O Burundi Nyagishiru apresenta aroma frutado leve, com nota final suave de chocolate ao leite, especiarias marrons, caramelo e drupa (fruta carnosa), com acidez leve e textura aveludada. O Brazil Sao Vale Do Sol é um café encorpado com aroma frutado suave, acidez cítrica, aromas e notas de toranja, baunilha, amêndoa, chocolate com nota final limpa.

Os lounges da First Class e Business Class também contam com a Costa Coffee, uma empresa Emirates Leisure Retail, que fornece uma variedade de cafés e comidas de cortesia.

Treinamento sobre o café para a tripulação de cabine

Os tripulantes de cabine da Emirates recebem treinamento especializado, onde aprendem sobre as origens do café, diferentes misturas e como fazer a xícara perfeita para cada cliente.

Nas sessões de treinamento prático, a tripulação de cabine aprende como servir e apresentar cada tipo de café e é avaliada na preparação e entrega do café árabe exclusivo da Emirates.

Os passageiros da First Class podem desfrutar de seu café em uma caneca ou xícara de porcelana fina Royal Doulton, e os passageiros da Business Class na caneca de porcelana fina.

A qualidade da água utilizada para fazer o café também é considerada e monitorada regularmente, e a Emirates garante que as caixas d’água, os equipamentos utilizados no transporte e o abastecimento fornecem água perfeitamente potável, por meio de desinfecção, manutenção e auditorias regulares.

História do café

Segundo a Emirates, diz a lenda que o café foi descoberto nas antigas florestas de café da Etiópia, onde um pastor de cabras observou que seus animais ficavam agitados depois de consumir os grãos de café.

No século XV, o café chegou à Península Arábica, onde se tornou parte da cultura local. As primeiras cafeterias do mundo surgiram no Oriente Médio, e o aroma irresistível e as propriedades estimulantes do café logo se espalharam pela Europa e outras regiões, com o estabelecimento de plantações de café nas Américas.

Hoje, o café é um fenômeno cultural mundial e uma bebida apreciada em todo o mundo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias