
O momento de uma ocorrência no Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, no interior de São Paulo, foi registrado em vídeo na tarde desta sexta-feira, 11 de agosto, envolvendo uma aeronave executiva Beechcraft King Air B200.
As imagens mostram que outro avião, um Beechcraft King Air F90, estava pronto para a decolagem, alinhado na cabeceira 36, quando o B200 se aproximou pelo sentido oposto, para pouso pela cabeceira 18.
Diante da situação, como é possível ouvir no vídeo a seguir, publicado pelo canal “Aeroporto De Jundiaí-SP”, o controlador de tráfego aéreo orientou incisivamente que o piloto efetuasse uma arremetida. Porém, diante da continuidade do mesmo rumo ao pouso, o controlador solicitou que o piloto do F90 liberasse a pista:
Como visto e ouvido na gravação acima, o B200 prosseguiu até o pouso e seguiu taxiando pelo aeroporto, tudo sem nenhuma comunicação, levando outro piloto a questionar: “Está doido esse cara?”.
Porém, logo em seguida, o controlador explicou: “Possivelmente, pane elétrica. Ele decolou para Cuiabá, retornou, o controle São Paulo coordenou o tráfego, ele efetuou o primeiro contato e depois não falou mais. Mas foi instruído para a 36”.
Após a pista liberada, o piloto do F90 foi autorizado a novamente ingressar na pista, para realizar sua decolagem a partir da cabeceira 36.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.