Com participação de aviões brasileiros, Binter comemora marca de 80 milhões de passageiros

A Binter fechou o mês de junho superando a marca histórica de 80 milhões de passageiros desde que iniciou seus voos em 1989. Isso acontece, segundo a empresa, quando há apenas onze meses atingiram a marca de 75 milhões de passageiros, o que enfatiza o grande impulso que vêm vivenciando após a superação da pandemia.

Por outro lado, a Binter também comemorou a ultrapassagem de um milhão de passageiros em seus voos entre as ilhas e seus destinos nacionais fora das Canárias. A primeira rota tinha sido a que liga Maiorca a Vigo, em maio de 2018. Atualmente, a rede fora das Canárias já chega a 15 destinos, depois de incorporar Granada e Ibiza este ano (esta última a partir de 6 de julho).

A companhia aérea das Canárias também destacou que tem uma rede atual de 63 rotas, com 6,3 milhões de assentos oferecidos no ano, ligando as Ilhas Canárias a 33 destinos, 15 dos quais nacionais e 18 internacionais no Noroeste de África, França, Itália e Portugal.

Com mais de 650 mil lugares ofertados, o de 2023 é a maior programação de sua história, 12% maior que o de 2022 e o triplo do verão anterior à pandemia. Entre julho e agosto, a empresa operará 16 mil voos.

Uma das chaves para a expansão da Binter é a sua frota, composta por aviões ATR 72 e modelos Embraer E195-E2, que se adaptam perfeitamente ao seu tipo de operação e que a companhia aérea tem vindo a renovar e adquirir para manter uma das frotas mais jovens do mercado país“, destacou a companhia aérea.

A frota da Binter é composta por 26 aeronaves ATR 72 e cinco aeronaves Embraer E195-E2. Do primeiro, receberá outros três em breve, enquanto antes do final do ano começará a receber cinco Embraer que haviam sido adquiridos em 2022, aos quais se somarão a partir do segundo semestre de 2024 outros seis E195-E2 cuja compra foi anunciada há duas semanas como parte do Paris Air Show 2023.

A frota da Embraer tem sido fundamental para impulsionar a expansão internacional da Binter ao permitir o lançamento de rotas ponto a ponto entre as Ilhas Canárias e o continente europeu.

Segundo dados obtidos pela Aviacionline através da Cirium, os Embraer E195-E2 da Binter já representam 13% da oferta de assentos da companhia aérea, valor que sobe para 42,2% em ASK (assento-quilômetro disponível) considerando que realizam as rotas mais longas, como pode ser ser visto neste mapa:

A companhia aérea das Canárias foi fundada em 1988 como subsidiária da Iberia para operar voos interilhas. Seus serviços com quatro aeronaves CASA CN-235 começaram em 1989, aos quais foram adicionados posteriormente o ATR e o DC-9. Em 2002, a Iberia se desfez da Binter, iniciando uma nova etapa de crescimento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias