Com plano rocambolesco, nasce uma nova aérea na Itália que promete voar com jatos Embraer

Com um plano para lá de ousado, está nascendo na Itália uma nova empresa aérea, da qual alguns elementos, como o nome Aviaroma e os símbolos utilizados, remetem aos tempos do Império Romano. Talvez seja essa a origem da ambição rocambolesca da companhia, capaz de deixar o menor dos céticos com dúvidas.

Em sua página na internet, por exemplo, a empresa ainda não detalha muito de sua operação, mas chama a atenção a imensa variedade de aeronaves que pretende operar, incluindo o gigante Airbus A380, que está caindo em desuso em quase todas as empresas que o operam ou operaram.

Enfim, seus planos são de ter uma base principal no aeroporto “Leonardo da Vinci” de Roma-Fiumicino e iniciar as operações nos primeiros dias de 2023, segundo o site da empresa. De acordo com o anúncio, o serviço de transporte aéreo prevê movimentos de passageiros e cargas e vai desenvolver a sua frota para servir quatro segmentos: micro-curso, curto-curso, médio-curso e longo-curso.

“Conectamos a Itália ponto a ponto. Em nosso país existem muitos aeroportos que estamos gradualmente adequando para conexões de linha. Alguns de pequenas dimensões em que usaremos o novo Cessna Sky Courier de 19 lugares. Alguns outros de pequenas e médias dimensões no qual iremos operar com ATR-42 e 72”, lê-se no site da empresa. 

A aposta no curto alcance (180 minutos) é conectar “as principais cidades europeias, e a bacia do Mediterrâneo, com uma rede extraordinária nos Bálcãs”, operando com os  Embraer E190 e E195. 

No médio alcance (até 300 minutos de voo) a Aviaroma quer desenvolver “uma rede rumo a África, rumo aos principais destinos turísticos europeus, e ao serviço dos cidadãos europeus e africanos para chegar a Itália”,  com aeronaves A318,  A 319,  A320, A321. No longo curso, devem ser dois A380-800 para conectar os cinco continentes. Por fim, no que diz respeito à carga,  também foi anunciado o uso de dois Boeing 777. 

A notícia sobre a empresa nasceu em um site italiano de viagens, que discorre sobre os mirabolantes planos da companhia aérea. A dúvida daqui em diante é se essa história pode dar numa macarronada ou vai terminar em pizza.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias