Com problema após decolar, Airbus A320neo voltou a Guarulhos e precisou ser retirado da pista nesta noite

O avião recebendo jatos de água dos bombeiros na pista de Guarulhos, conforme vídeo abaixo – Imagem: canal SBGR Live

Um problema com uma aeronave logo após a decolagem, no início da noite desta terça-feira, 12 de setembro, levou os pilotos a optarem pelo retorno ao aeroporto de partida, sob declaração de urgência (“PAN PAN”), e à necessidade de reboque após a parada na pista.

O momento do pouso, seguido do acompanhamento dos veículos de emergência, da parada na pista e, depois de certo tempo, da remoção da aeronave até o pátio, podem ser assistidos novamente nos vídeos disponibilizados a seguir, que mostram as gravações das câmeras ao vivo dos canais “Golf Oscar Romeo” e “SBGR Live” no YouTube.

Na comunicação inicial do piloto com a controladora de tráfego aéreo, note que ele se identificou como “Azul PAN PAN dois nove meia dois”, e afirmou que iria parar sobre a pista e aguardar o reboque:

A situação vista nas gravações acima ocorreu com o Airbus A320neo de matrícula PR-YSE, da Azul Linhas Aéreas, quando realizando o voo AD-2962, entre o Aeroporto Internacional de São Paulo – Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, e o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande, Mato Grosso.

A decolagem foi realizada às 18h29, porém, a subida foi interrompida menos de 10 minutos depois, a 16.000 pés (4.876 metros) de altitude, devido a um problema técnico. Informações não oficiais indicam que se tratou de uma pane de sistema hidráulico.

A aeronave entrando em órbitas a 16 mil pés – Imagem: RadarBox

O A320neo foi mantido por cerca de 25 minutos em trajetórias circulares de espera (4 órbitas realizadas) na região entre Jundiaí e Campinas, e então foi iniciado o retorno para Guarulhos, com pouso efetuado em segurança às 19h18.

Após a parada na pista, ainda houve necessidade de os bombeiros jogarem água nas rodas da aeronave por volta das 19h30, pois, devido à necessidade de mantê-la freada, os freios sobreaqueceram, como foi possível ouvir nas comunicações.

A título de informação aos leitores que não são familiarizados com a aviação, a chamada de “PAN PAN” significa a condição que envolve a segurança da aeronave ou de alguma pessoa a bordo, mas que não requer assistência imediata.

A companhia aérea forneceu ao AEROIN a seguinte nota sobre a ocorrência:

“A Azul informa que, devido a questões técnicas, o voo AD2962, que ia de Guarulhos (SP) para Cuiabá (MT), precisou retornar ao aeroporto de origem. O pouso e o desembarque dos Clientes e Tripulantes ocorreram normalmente e em segurança. A companhia destaca que os Clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e serão acomodados em outros voos da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias